CONCORDÂNCIA VARIÁVEL E LIVRO DIDÁTICO

ANÁLISE DE UM LD DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Thaís Schoffen Rodrigues mestranda/UEM

Palavras-chave:

Sociolingística Educacional. Livro Didático. Concordância Variável.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo verificar como são tratadas as questões da concordância verbal e nominal quanto ao seu aspecto variável no Português Brasileiro no livro didático (LD) da primeira série do ensino médio da coleção “Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e uso” (Cereja; Dias-Vianna; Damien, 2016), bem como problematizar o preconceito linguístico ainda presente na escola. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, assim, a  partir de uma fundamentação teórica nas áreas da Sociolinguística Variacionista e da Sociolínguística Educacional, como Sherre (2005) Lucchesi, Baxter e Silva (2009), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Faraco (2008), Cyranka (2015), Cardoso e Cobucci (2014) entre outros trabalhos, buscou-se refletir sobre o modo como a concordância, verbal e nominal, é tratada no livro didático analisado. Concluiu-se que o livro didático analisado, apesar de conter um subcapítulo exclusivo para tratar dos temas da variação linguística, em alguma medida, contribui para a difusão do preconceito linguístico na escola quanto aos temas da concordância verbal e nominal e seu aspecto variável.

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é e como se faz. 49. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós chegemu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo, Parábola, 2005.

BUSSE, Sanimar; RODRIGUES, Thaís Schoffen. Estudo da abordagem dos fenômenos da variação e diversidade da língua portuguesa em livros didáticos. In: 4° ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, 2018, Cascavel. Anais... . Cascavel: Edunioeste, 2018. Disponível em: <https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/iv-eaicti/anais>. Acesso em: 17 set. 2019.

CALLOU, Dinah. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues;
BRANDÃO, Silvia Figueredo (org.). Ensino de Gramática: descrição e uso. Descrição e uso. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 13-27.

CARDOSO, Caroline Rodrigues; COBUCCI, Paula. Concordância de Número no Português Brasileiro. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola, 2014. p. 71-107.

CEREJA, William; VIANNA, Carolina Dias; DAMIEN, Christiane. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (manual do professor). São Paulo: Saraiva, 2016.

CYRANKA, Lúcia Mendonça. A pedagogia da variação linguística é possível? In: FARACO, Carlos Alberto et al (org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015. p. 31-51.

FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

LIMA, Ricardo Joseh; VIEIRA, Silvia Rodrigues; TAVARES, Maria Alice. Variação Linguística es livros didáticos de português. In: MARTINS, Marco Antonio; VIEIRA, Silvia Rodrigues; TAVARES, Maria Alice (org.). Ensino de Português e Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 115-132.

LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; SILVA, Jorge Augusto Alves. A concordância verbal. In: LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza (org). O português afro-brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 331-371.

LUCCHESI, Dante. Africanos, crioulos e a língua portuguesa. In: LIMA, Ivana Stolze; CARMO, Laura do (Org.). História social da língua nacional. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2008b. p.151-180.

NARO, Anthony; SCHERRE, Maria Marta Pereira. Origens do Português Brasileiro. Rio de Janeiro: Parábola, 2007.

NARO, Anthony; The Social and Structural Dimensions of a Syntatic Change. Language, v. 57, n.1, p. 63-98, 1981.

PARANÁ (Estado). Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba, 2008.

SCHERRE, Maria Marta Pereira. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola, 2005.

SILVA, Flávio Brandão. A abordagem da variação linguística no ensino de Língua Portuguesa em instituições públicas de ensino do Estado do Paraná. 2017. 224 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

Downloads

Publicado

2021-05-29