GAMIFICAÇÃO EM PRÁTICAS COM LEITURAS LITERÁRIAS

Autores

  • Jenifer Ianof de la Fuente UFSCar

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Literatura. Português. Gamificação. Leitura.

Resumo

A presente pesquisa propõe um olhar sobre o lugar da gamificação no ensino de língua portuguesa, com foco no trabalho com a leitura literária, no Ensino Fundamental II. Seu objetivo é refletir sobre a importância da utilização da gamificação na prática docente de forma que a aprendizagem se torne mais ativa, mais significativa e mais atraente aos estudantes. Para este propósito, realizou-se uma revisão teórica sobre o trabalho com a leitura em sala de aula, à luz de Kleiman, Margaret Mackey e Koch & Elias, sobre uso de jogos e gamificação na educação, segundo os ensinamentos de grandes estudiosos, como Paul Gee, Van Eck, Mihaly Csikszentmihalyi, Prensky, Connolly, entre outros. Além disso, identificaram-se procedimentos didáticos utilizados no trabalho de docente de língua portuguesa — especialmente no que concerne à leitura literária—, e aplicaram-se questionários com professores do Ensino Fundamental II, nos quais indagamos sua experiência pedagógica e suas crenças em relação à gamificação no âmbito educacional. Notamos que, além de pouco frequente, a gamificação nas aulas de português é mais usual em aulas de gramática e que há certa incerteza em relação ao significado prático de gamificação. No entanto,  ainda que o cenário indique um uso restrito dessas metodologias, os professores se mostraram confiantes em relação à sua eficácia. Desta forma, visamos a uma associação entre a aplicação dessas práticas em sala de aula e uma melhor aprendizagem em língua portuguesa, em especial de análise e interpretação literária.

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Publicado

2021-05-29