COLEÇÃO “CON NUESTRA VOZ”:

A LITERATURA INDÍGENA DA ARGENTINA COMO MANIFESTAÇÃO DE DESCOLONIZAÇÃO

Autores

  • Bruna Caroline Machado do Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Literatura Indígena. Descolonização do Conhecimento. Coleção Con nuestra voz.

Resumo

Este trabalho é um recorte do meu trabalho de conclusão de curso e vem da importância e do interesse em investigar textos literários produzidos por povos indígenas presentes na Argentina. Com base nisso, objetiva-se analisar a coleção Con nuestra voz (Argentina, 2015), uma coleção de textos plurilíngues escritos em línguas indígenas e castelhano, que foram produzidos por alunos, professores e membros de povos originários e falantes de línguas indígenas na Argentina. Dentro do material que será analisado, o foco principal será apresentar e discutir poemas. Para esse fim, propõe-se uma pesquisa bibliográfica, que utilizará como procedimentos metodológicos conceitos como a Descolonização do Conhecimento (Quijano (1992), Mignolo (2008), Ballestrin (2013)), Literatura Indígena (Novais (2019) e Graúna (2013)). Por fim, a partir da análise dos poemas, será problematizado como a Literatura Indígena pode se articular com o conceito de Descolonização do Conhecimento.

Referências

ARGENTINA. Ministerio de Educación de la Nación. Con nuestra voz estamos: Escritos plurilingües de docentes, alumnos, miembros de pueblos originarios y hablantes de lenguas indígenas. - 1a ed. edición multilingüe. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2015. 6 v. Plan Nacional de Lectura. Disponível em: <http://eib.educ.ar/2015/11/con-nuestra-voz-textos-plurilingues.html>. Acesso em: 22 abr. 2019.

ARGENTINA. Ministerio de Educación de la Nación. Con nuestra voz enseñamos: Escritos plurilingües de docentes, alumnos, miembros de pueblos originarios y hablantes de lenguas indígenas. - 1a ed. edición multilingüe. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ministerio de Educación de la Nación, 2015. 6 v. Plan Nacional de Lectura. Disponível em: <http://eib.educ.ar/2015/11/con-nuestra-voz-textos-plurilingues.html>. Acesso em: 22 abr. 2019.

BALLESTRIN, Luciana (Brasília). Revista Brasileira de Ciência Política (Comp.). América Latina e o giro decolonial. 11. ed. Brasília: Revista Brasileira de Ciência Política, 2013.

DICIONÁRIO de Símbolos: Significado dos Símbolos e Simbologias. Significado dos Símbolos e Simbologias. 2020. Disponível em: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/. Acesso em: 25 mar. 2020.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da Literatura Indígena contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. 196 p.

MIGNOLO, Walter. La ideia de America Latina. In. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, vol 1/2009 Disponível em periodicos.unb.br/index.php/repam/article/download/1369/1024. Acesso em 17 de junho de 2020.

MODALIDAD DE EDUCACIÓN INTERCULTURAL BILINGÜE (Argentina). Ministerio de Educación. Con nuestra voz - Textos plurilingües (libros para descargar). 2016. Disponível em: <eib.educ.ar/2015/11/con-nuestra-voz-textos-plurilingues.html>. Acesso em: 22 abr. 2019.

NOVAIS, Carlos Augusto. Literatura Indígena. In: GLOSSÁRIO Ceale. Minas Gerais: Faculdade de Educação da Ufmg. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/literatura-indigena>. Acesso em: 01 maio 2019.

QUIJANO, Aníbal (1991). Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Perú Indígena, 13 (29), 11-29.

ZEIFERT, Anna Paula Bagetti; AGNOLETTO, Vitória. O PENSAMENTO DESCOLONIAL E A TEORIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS: saberes e dignidade nas sociedades latino-americanas. Revista Húmus, Rio Grande do Sul, v. 9, n. 26, p. 197-218, out. 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12077. Acesso em: 20 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-29