DESTECENDO A CRÔNICA COMO GÊNERO MENOR

RESSIGNIFICAÇÕES, MATERIALIDADES E SUPORTES

Autores

  • Moema Souza Esmeraldo

Palavras-chave:

Crônica moderna. Crítica literária. Materialidades. Suportes.

Resumo

Esta proposta de análise norteia-se no tocante à preocupação quanto à reflexão conceitual que envolve a crônica moderna no Brasil, a partir dos lugares-comuns radicados por parte da crítica e aceitos como parâmetros no estudo do gênero literário. Essa discussão, atualmente, é mais salutar do que apenas reproduzir conceitos estereotipados, na medida em que revisita a prática da crítica literária e examina definições que reduzem sua compreensão. Para tanto, serão elencados textos críticos difundidos no contexto do estudo da crônica no Brasil, dos autores Massaud Moisés (1967), Antonio Dimas (1974); Antonio Candido (2004), e Davi Arrigucci Júnior (1987). Nos textos desses críticos existem definições reincidentes circunscritas que consensualmente assumem aspectos semelhantes como características da crônica. Procura-se, então, propor uma revisão conceitual, o que não significa, necessariamente, definir novos conceitos muito menos definir um tipo específico de gênero, mas, sim apontar especificidades desse tipo de produção escrita. Diante desse contexto, não podemos deixar de ressaltar contribuições valiosas de críticos que analisaram essa prática escrita por outros vieses, como Beatriz Resende (1995), Maria Cristina Ribas (2013) e Renato Cordeiro Gomes (2004).

Biografia do Autor

  • Moema Souza Esmeraldo

    Docente efetiva da Universidade Federal de Roraima, Classe Adjunto A, lecionando no Departamento de Educação do Campo (Leducarr). Doutora em Letras (2018), pelo Programa de Literatura, cultura e contemporaneidade na PUC-Rio e Mestra em Estudos da Linguagem (2014) pela UFG. Possui graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás/Campus Cora Coralina (2005) e graduação em Pedagogia (2010). Foi servidora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e professora Substituta, na Universidade Estadual de Goiás/Campus Formosa. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, crônica, poesia, letramento, formação de professores, inglês instrumental, análise do discurso (AD) e sociolinguística.

Referências

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Publicado

2021-05-29