MATERIAIS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS POR PROFESSORAS DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS E SEUS DESAFIOS EM CONTEXTO PANDÊMICO
Palavras-chave:
Linguística Aplicada. Ensino e aprendizagem. Línguas Adicionais para crianças. Materiais. COVID-19.Resumo
A pesquisa tem o objetivo de apresentar os desafios enfrentados por professoras de línguas adicionais para crianças, de um contexto mato-grossense, em relação aos materiais utilizados para a mediação do processo de ensino e aprendizagem. Inscreve-se nos pressupostos da Linguística Aplicada e discute os conceitos de línguas adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2009) para crianças (SANTOS, 2009, 2005), e os desafios no ensino de línguas na pandemia (MENDONÇA, 2020). Pauta-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, baseado em Bauer, Gaskell e Allum (2002), dentre outros. A produção dos dados ocorreu mediante a realização de entrevistas semiestruturadas por meio da ferramenta WhatsApp, com cinco professoras, tendo em vista que o contexto atual requer o distanciamento social. O conjunto de dados revelam que as professoras utilizavam uma diversidade de materiais, tais como: livros didáticos físicos e digitais, jogos on-line e físicos e brincadeiras (caça ao tesouro, jogo de adivinhar, flash cards, contação de histórias e fantoches), músicas, videoaulas gravadas, atividades impressas, dentre outros. O maior desafio encontrado não foi a inexistência de materiais específicos para apoiar as aulas nesse momento de pandemia, mas a falta de tempo para prepará-los, haja vista as diferentes necessidades das crianças: umas com acesso à internet e outras não. Por fim, conclui-se que a produção dos materiais que atendessem realmente às necessidades dos pequenos aprendizes transfigurou-se em um desafio mais latente aos docentes que buscaram suprir essas dificuldades.
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