LITERATURA COMO DIREITO FUNDAMENTAL DAS PESSOAS

Autores

  • Simone Aparecida de Jesus Universidade Federal de Goiás
  • Priscila Lorrane Araújo Alves Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Literatura, Direito, Antônio Candido

Resumo

O objetivo dos estudos apresentados neste artigo é provocar reflexões acerca da literatura como um “bem incompressível”, um direito humano. Visto compreendermos que ela tem a capacidade de confirmar a humanidade do homem, mas dependente de uma organização social justa, que a compreenda como uma necessidade profunda e indispensável à formação de todos os indivíduos, independente de ser ou não alfabetizado e da classe social a qual pertence. Não apenas o acesso às obras literárias, como estabelecido pelos programas de incentivo à leitura, mas a compreensão acerca da literatura, desde a categoria popular até a erudita. A literatura envolve diferentes expressões culturais de cunho poético, dramático e ficcional, elaboradas em todas as instâncias e níveis sociais. Não por acaso, em seus diferentes modos, estão presentes nos processos educativos familiar, escolar e sociais mais amplos. Contudo, no Brasil, devido às profundas desigualdades sociais, a fruição literária é impedida para a maioria, o que faz da literatura um “bem compressível” e esta é a motivação deste estudo. Entendemos ser necessário que se enfatize a importância da Literatura para a Formação Humana e não apenas como uma ferramenta de ensino, como tem acontecido em âmbito nacional na educação brasileira, principalmente no Ensino Fundamental, cujo investimento em obras literárias alcançou patamares desejáveis, durante alguns anos, mas o ensino de literatura ficou muito aquém.

Biografia do Autor

  • Simone Aparecida de Jesus, Universidade Federal de Goiás

    Licenciada em Letras (PUC-GO) e Pedagogia (UNIFAN). Especialização em Formação de Professores em Língua Portuguesa (PUC-GO) e em Psicologia dos Processos Educativos (UFG). Mestre em Educação (UFG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Email: simone.aparecida@discente.ufg.br

  • Priscila Lorrane Araújo Alves, Universidade Federal de Goiás

    Licenciada em Pedagogia (UFG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Email: priscila_lorrane@discente.ufg.br

Referências

BARTHES, Roland. Aula. 14ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

BERMAN, Marshal. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia de Letras, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação do professor alfabetizador: Caderno de apresentação. Brasília: DF, 2012. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/material/110.pdf. Acesso em: 22 de junho de 201847

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2002.

___________. Vários Escritos. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

DURÃO, Fábio Akcelrud. Metodologia de pesquisa em Literatura. São Paulo: Parábola, 2020.

IANNI, Octávio. Sociologia e literatura. In: SEGATTO, J. A.; BALDAN, U. (Org.). Sociedade e Literatura no Brasil. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.

JESUS, Simone Aparecida de. A literatura no âmbito do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Goiânia: UFG, 2019 (Dissertação de Mestrado). Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/9671/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Simone%20Aparecida%20de%20Jesus%20-%202019.pdf. Acesso em: 07.07.2019.

LLOSA, Mário Vargas. A verdade das mentira. In: A verdade das mentiras. São Paulo: Arx, 2004.

SOARES, Patrícia Cardoso. Leitura literária no ciclo alfabetizador: repercussões das políticas educacionais no chão da escola pública municipal de Araçatuba/SP. São Paulo: PUC, 2017 (Tese de Doutorado). Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20668. Acesso em: 02.04.2018

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo