O GÓTICO NA LITERATURA E NO TEATRO

EXPRESSÕES DO TERROR E DO HORROR

Autores

  • Lucas Monteiro Campigotto Universidade Estadual de Maringá
  • Fábio Lucas Pierini Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Gótico, Teatro, Literatura, Terror, Horror

Resumo

A proposta deste estudo é levantar algumas considerações da relação entre a literatura e o teatro gótico, utilizando-se dos conceitos de terror e horror como parâmetros de características utilizadas nessas formas artísticas. Esses estados psíquicos são representados de forma diferente nos textos e na espetacularização e, mesmo levando em consideração que o horror e o terror possuem traços que já foram representados ao longo da história, o gótico foi o gênero que mais se debruçou no uso desses recursos. A análise é feita utilizando a bibliografia dos críticos que aprofundam nos estudos do gótico como Botting, Punter e Hogle. A literatura gótica surgiu com o texto O Castelo de Otranto (1764) de Horace Walpole e é marcada por utilizar o sobrenatural de forma a assombrar ou amedrontar os personagens dessas narrativas. Em relação ao drama gótico, foi profundamente influenciado por Shakespeare e, assim como ele, construíam formas de narrativas que esbanjavam o uso do sobrenatural nos palcos, de forma a provocar terror nos espectadores. Na Era Vitoriana, o sobrenatural nos palcos passa a dar lugar para as grandes obras que foram nascendo nesse período, utilizando-se mais de criaturas monstruosas para provocar o horror em cenas grotescas e intrigantes. Apesar de provocar um sentimento aversivo, o contato com essas narrativas permite que o indivíduo possa refletir e ressignificar a sua relação com esse medo intrínseco ao ser humano, possibilitando uma vivência segura através da arte, não ameaçando sua integridade.

Biografia do Autor

  • Lucas Monteiro Campigotto, Universidade Estadual de Maringá

    Licenciado em Filosofia. Graduado em Psicologia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM (PLE). Email lucasmcampigotto@gmail.com

  • Fábio Lucas Pierini, Universidade Estadual de Maringá

    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM (PLE). Email: flpierini@uem.br

Referências

MENON, Maurício Cesar. Figurações do Gótico e de seus Desmembramentos na Literatura Brasileira - de 1843 a 1932. 2007.259f. Tese (Doutorado em Letras - área de concentração em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

RADCLIFFE, Ann. On the supernatural in poetry. New Monthly Magazine 16, 1826, p.145–52. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/208925/On%20Supernatural%20in%20Poetry%20%28Ann%20Radcliffe%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 04/12/2020, 19:23.

SAGLIA, Diego. Gothic Theater, 1765 – present. In: BYRON, Glennis; TOWNSHEND, Dale (orgs.). The Gothic World. London and New York: Routledge, 2014.

SOWERBY, ROBIN. The goths in history and pre-gothic gothic. In: PUNTER, David.(org.). A new companion to the gothic. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.

TOWNSHEND, Dale. Gothic Shakespeare. In: PUNTER, David (org.). A new companion to the gothic. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.

Walpole, Horace. The Castle of Otranto. Oxford University Press: New York, 2014.

WARWICK, Alexandra. Ghosts, monsters and spirits, 1840–1900. In: BYRON, Glennis; TOWNSHEND, Dale (orgs.). The Gothic World. London and New York: Routledge, 2014.

WORRAL, David. The Political Culture of Gothic Drama. In: PUNTER, David (org.). A new companion to the gothic. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Trabalho completo