O GÓTICO NA LITERATURA E NO TEATRO
EXPRESSÕES DO TERROR E DO HORROR
Palavras-chave:
Gótico, Teatro, Literatura, Terror, HorrorResumo
A proposta deste estudo é levantar algumas considerações da relação entre a literatura e o teatro gótico, utilizando-se dos conceitos de terror e horror como parâmetros de características utilizadas nessas formas artísticas. Esses estados psíquicos são representados de forma diferente nos textos e na espetacularização e, mesmo levando em consideração que o horror e o terror possuem traços que já foram representados ao longo da história, o gótico foi o gênero que mais se debruçou no uso desses recursos. A análise é feita utilizando a bibliografia dos críticos que aprofundam nos estudos do gótico como Botting, Punter e Hogle. A literatura gótica surgiu com o texto O Castelo de Otranto (1764) de Horace Walpole e é marcada por utilizar o sobrenatural de forma a assombrar ou amedrontar os personagens dessas narrativas. Em relação ao drama gótico, foi profundamente influenciado por Shakespeare e, assim como ele, construíam formas de narrativas que esbanjavam o uso do sobrenatural nos palcos, de forma a provocar terror nos espectadores. Na Era Vitoriana, o sobrenatural nos palcos passa a dar lugar para as grandes obras que foram nascendo nesse período, utilizando-se mais de criaturas monstruosas para provocar o horror em cenas grotescas e intrigantes. Apesar de provocar um sentimento aversivo, o contato com essas narrativas permite que o indivíduo possa refletir e ressignificar a sua relação com esse medo intrínseco ao ser humano, possibilitando uma vivência segura através da arte, não ameaçando sua integridade.
Referências
RADCLIFFE, Ann. On the supernatural in poetry. New Monthly Magazine 16, 1826, p.145–52. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/208925/On%20Supernatural%20in%20Poetry%20%28Ann%20Radcliffe%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 04/12/2020, 19:23.
SAGLIA, Diego. Gothic Theater, 1765 – present. In: BYRON, Glennis; TOWNSHEND, Dale (orgs.). The Gothic World. London and New York: Routledge, 2014.
SOWERBY, ROBIN. The goths in history and pre-gothic gothic. In: PUNTER, David.(org.). A new companion to the gothic. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.
TOWNSHEND, Dale. Gothic Shakespeare. In: PUNTER, David (org.). A new companion to the gothic. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.
Walpole, Horace. The Castle of Otranto. Oxford University Press: New York, 2014.
WARWICK, Alexandra. Ghosts, monsters and spirits, 1840–1900. In: BYRON, Glennis; TOWNSHEND, Dale (orgs.). The Gothic World. London and New York: Routledge, 2014.
WORRAL, David. The Political Culture of Gothic Drama. In: PUNTER, David (org.). A new companion to the gothic. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2012.