A RELEVÂNCIA DO LETRAMENTO NO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Alfabetização, Ensino e aprendizagem, LetramentoResumo
A prática do letramento é essencial no contexto escolar, pois permite ao indivíduo adquirir conhecimento a partir dos variados textos que circulam socialmente. Com isso em mente, o objetivo geral deste estudo é discutir a importância do letramento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos incluem apresentar os conceitos de letramento e alfabetização; explorar formas de alfabetizar por meio do letramento; e analisar os benefícios dessa prática para o aprendizado. Assim, o estudo foi norteado pela seguinte questão: o que é letramento e como ele pode ser aplicado no processo de ensino-aprendizagem? Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida a partir da leitura de artigos, monografias e livros. Como suporte teórico, utilizou-se autores como Tfouni (1995), Soares (2005), Kleiman (2007), Rios e Libâneo (2009) e Mortatti (2012), entre outros.
Referências
BARBOSA, José. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 2003.
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura - a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1996.
GONÇALVES, Julia da Silva. ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: a materialização desse processo em escolas públicas da Região de tubarão-SC. São Paulo, 2020. Artigo disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/10045/1/TCC%20JULIA_pronto%20-%20Copia.pdf. Acesso dia 26 de abr. de 2022.
GUSSO, Ângela Mari. Formação do leitor aprendiz. In: Ana Gabriela Simões Borges; Andressa Grilo Assagra; Clarice López de Alda (Orgs.). Leitura: o mundo além das palavras. Curitiba: Instituto Rpc, 2010.
KLEIMAN, Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos dos textos. 2ª ed., São Paulo: Contexto, 2008.
LERNER, Delia; trad. Ernani Rosa. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o imaginário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges de. Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07, n. 37, p. 5-29, nov/dez 2007.
PERÉZ, F. C. GARCIA, J. R. (org). Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Porto Alegre, Artmed editora, 2001.
RIOS, Zoé; LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização. Belo Horizonte: RHJ, 2009.
ROJO, Roxane. Letramento e diversidade textual. In: Maria Angélica Freire de Carvalho; Rosa Helena Mendonça (Orgs.).
ROJO, Roxane. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Penso, 1998.