RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Educação, Estágio Supervisionado, Base Nacional Comum CurricularResumo
O estágio supervisionado assume a função de um período no qual se estabelece a ligação entre a teoria e a prática, visando preparar o estudante para sua futura carreira como educador. Nesse contexto, considero o estágio como um componente crucial do meu processo de formação, pois proporciona uma proximidade mais íntima com o ambiente profissional que enfrentarei no futuro. Com o intuito de relatar todo o meu desenvolvimento durante o estágio no ensino fundamental II, elaborei este relato de experiência, que descreve minha jornada em uma escola pública estadual de Goiás, na cidade de Goiás. Durante o processo, percorri três fases: observação, semirregência e regência. Durante o estágio de observação, obtive uma visão geral da escola; na fase de semirregência, experimentei mais profundamente a dinâmica da sala de aula, e finalmente, na regência, pude aplicar de fato os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos nos estudos realizados na disciplina de Práticas de Ensino de Língua Portuguesa II.
Referências
ANTUNES, Irandé. Língua, Texto e Ensino: Outra Escola Possível. Parábola Editorial, 2011.
ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.
ANTUNES, Irandé. Gramática contextualizada: limpando o pó das ideias simples. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BAGNO, M. Gramática Pedagógica do Português Brasileiro. Parábola Editorial, 2012.
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
SANTOS, Helena Maria dos. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares, In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 8- Formação de Professores, 2005, Caxambu.
SILVA, T. M. Gramática do Português Brasileiro. Contexto, 2017.
SOUZA, Maria Darliane Araújo de. Relato de experiências vivenciado durante o estágio supervisionado no ensino de ciências em uma escola de educação básica em Itapipoca,CE. Disponível em http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/4e0cb6fb5fb446d1c92ede2ed87 80188.pdf. Acessado em 18 nov 2018.
TRAVAGLIA, L.C. Gramática e Interação: uma Proposta para o Ensino de Gramática. Cortez Editora, 2009.