RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO NO ENSINO FUNDAMENTAL II EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Liliane Viana Machado Universidade Estadual de Goiás
  • Janete Abreu Holanda Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Educação, Estágio Supervisionado, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O estágio supervisionado assume a função de um período no qual se estabelece a ligação entre a teoria e a prática, visando preparar o estudante para sua futura carreira como educador. Nesse contexto, considero o estágio como um componente crucial do meu processo de formação, pois proporciona uma proximidade mais íntima com o ambiente profissional que enfrentarei no futuro. Com o intuito de relatar todo o meu desenvolvimento durante o estágio no ensino fundamental II, elaborei este relato de experiência, que descreve minha jornada em uma escola pública estadual de Goiás, na cidade de Goiás.  Durante o processo, percorri três fases: observação, semirregência e regência. Durante o estágio de observação, obtive uma visão geral da escola; na fase de semirregência, experimentei mais profundamente a dinâmica da sala de aula, e finalmente, na regência, pude aplicar de fato os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos nos estudos realizados na disciplina de Práticas de Ensino de Língua Portuguesa II.

Biografia do Autor

  • Liliane Viana Machado, Universidade Estadual de Goiás

    Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português/inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

  • Janete Abreu Holanda, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG com Doutorado sanduíche na Università degli Studi G. DAnnunzio. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Referências

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Publicado

2025-03-12