EDUCADORES QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DE LEITORES SOB A ÓTICA DO PNLD LITERÁRIO
Palavras-chave:
Formação Docente, Leitura, PNLD literárioResumo
O presente estudo intenciona investigar o ensino da leitura literária na prática pedagógica de professores da Educação Básica, buscando uma reflexão acerca da formação docente em decorrência da importância da formação continuada dos/as professores/as para assegurar uma educação de qualidade para todos, bem como das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizamos bases teóricas alicerçadas em escritos científicos sobre o tema central, por meio de estudo bibliográfico, caracterização explicativa sobre o assunto e análise crítica. Para o MEC, O PNLD literário como política pública de fomento e formação de leitores, desenvolve ações que contribuem para a formação do docente e para aprendizagem das crianças com vistas a promover simultaneamente a compreensão leitora e a fruição. Porém, o que podemos perceber é que a política de formação docente proposta ainda é falha, não atendendo as reais necessidades dos professores e das escolas no tange à formação de leitores.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia Digital PNLD-literário 2018. Brasília: MEC, 2018.Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/guia-pnld-literario-2018. Acesso em 18 set. 2024.
DALVI. M. A. Formação de leitores e educação literária: uma base que desaba. Voz da literatura, n.07, p. 13-17, 2018.
DALVI, M. A. Criatividade na BNCC e em pesquisas atinentes à educação literária: indagações e desvelamentos. Revista Desenredo, v. 15, n. 2, p. 283–300, 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/9900. Acesso em 12 out. 2024.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores, Porto Alegre: Artmed, 2011.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores pesquisadores. Ijuí: ed. Unijuí, 2000.
NOGUEIRA, F. A. Continuidade e Descontinuidade Administrativa em Governos Locais: Fatores que sustentam a ação pública ao longo dos anos. 2006. 139 f. Dissertação de Mestrado, apresentada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2006.
PAIVA, A. Políticas públicas para a educação literária. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para alfabetizadores. Belo Horizonte: UFMG/Ceale, 2016, s/p. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/apresentação. Acesso em 30 set. 20024.
RAMALHETE, M. P. Literatura e as políticas educacionais: o querem a que (m) servem? Voz da literatura, n.12, p. 1-12, 2022.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villa-Lobos 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006.
ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na Escola. 11. ed. rev. e ampl. São Paulo: Global, 2003.