PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO POR SURDOS SINALIZANTES DE LIBRAS
Palavras-chave:
ENEM, Português escrito, Redação, SurdezResumo
A presente pesquisa visa o desenvolvimento das capacidades de linguagem diante da produção de textos do gênero dissertativo-argumentativo, exigido no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, por sujeitos surdos que possuem a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como primeira língua – L1 e o português como segunda língua - L2. Utilizamos de pressupostos teóricos presentes no Interacionismo Sociodiscursivo – ISD de Jean-Paul Bronckart e os desígnios da metodologia bilíngue. Visamos expor um modelo didático e uma sequência didática, esses direcionados à produção e ao desenvolvimento do gênero textual dissertativo-argumentativo para com os alunos surdos. Nosso objetivo foi proporcionar aos participantes o (re)conhecimento das características textuais do gênero trabalhado, possibilitando o desenvolvimento das capacidades de linguagem necessárias à produção textual por meio do uso de sequência didática e construção textual de uma redação discursiva-argumentativa de modo adequado às características do gênero conforme o modelo requerido pelo ENEM.
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