O LETRAMENTO SOCIAL DA COMUNIDADE INDÍGENA TAPEBA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA INDÍGENA ÍNDIOS TAPEBA
Palavras-chave:
Educação indígena, Ensino de Língua Portuguesa, Letramento socialResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o material pedagógico (livros didáticos) de ensino de língua portuguesa na Escola Indígena Índios Tapeba, no que se refere aos letramentos sociais da comunidade em questão. A escolha pela escola se justifica por ser a pioneira na educação escolar indígena do estado do Ceará, bem como referência no engajamento cultural e social para as demais escolas indígenas da etnia Tapeba. Como fundamentos teóricos, o estudo toma por base o sociointeracionismo que concebe a linguagem essencialmente um ato social pelo qual as pessoas interagem. Os estudos teóricos incluem ainda as concepções de letramento, o ensino de língua portuguesa e aspectos da educação indígena. Dada a natureza do estudo, do ponto de vista metodológico, o artigo é de cunho qualitativo, haja vista o foco em compreender as complexidades entre os aspectos sociais e culturais que envolvem esta investigação. De modo geral, a pesquisa é dividida em quatro etapas principais: contextualização da escola, bem como do ensino de língua portuguesa e do letramento social da comunidade; realização de entrevistas, por meio de questionários, com a comunidade; descrição da estrutura e das atividades do livro didático de língua portuguesa e análise do corpus. Os resultados obtidos revelam que essa escola é um espaço de manutenção da cultura e da ancestralidade Tapeba. Em relação à análise dos livros didáticos e o letramento da comunidade, compreende-se que há aproximações e distanciamentos, tendo em vista as especificidades deste povo.
Referências
BRASIL, M. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. SEF/MEC. Brasília, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GRUPIONI, L. D. B. Livros didáticos e fontes de informação sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donizete. 2012.
KOCH, I. G. V. A interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. Cortez Editora, 2018.
ROJO, R. Letramentos Multiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, R; ALMEIDA, E. M. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SOARES, M. Linguagem e escola:uma perspectiva social. 18.ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021.
SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (Org.). Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002.
STREET, B. Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: Uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil*. cad. Cedes, Campinas, v. 33, n. 89, p. 51-71, jan.-abr. 2013 51 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br/>
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1ed.. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3.ed. Sao Paulo: Martins Fontes, 1989. 168p.