MEMÓRIA E IDENTIDADE EM O AVESSO DA PELE E BECOS DA MEMÓRIA

Autores

  • Júlia Alves Evangelista Universidade Estadual de Goiás
  • José Elias Pinheiro Neto Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Literatura Comparada. Memória. Identidade., Literatura comparada, Memória, Identidade

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar e analisar O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório, e Becos da Memória (2017), de Conceição Evaristo, apresentando seus pontos de contato e de afastamento a partir da perspectiva da literatura comparada. É destacado a instância discursiva memorialística presente nas narrativas, revelando acontecimentos em uma realidade às margens que se entrelaçam e se aproximam, principalmente, pela resignação identitária e por destacarem os sujeitos subalternos na conjuntura de uma sociedade racista e preconceituosa. As personagens da pesquisa vivenciam os atravessamentos do período escravagista que perduram no século XXI, enfrentando cotidianamente o racismo estrutural que ceifa seus direitos e sua sobrevivência. Ao abordar os estudos comparados, esta pesquisa utiliza da teoria de Benjamin Abdala Júnior (1999) e Tania Franco Carvalhal (2006). Para a compreensão de memória e identidade é compreendido os saberes de Stuart Hall (2006), Pierre Nora (2012) e Joel Candau (2019).

Biografia do Autor

  • Júlia Alves Evangelista, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade Campus Cora Coralina, cidade de Goiás.

  • José Elias Pinheiro Neto, Universidade Estadual de Goiás

    Líder do Grupo de Pesquisa LINTERFACES CNPq/UEG. Doutor em Ciências Humanas pela FFLCH/USP.

Referências

ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Mito e história: uma prática da historiografia literária. Ipotesi: Revista de Estudos Literários, v. 3, n. 2, p. 47-58, 1999. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Abdala_Junior_1068482_MitoEHistoria.pdf. Acesso em: 07 maio 2024.

CANDAU, JOEL. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2019.

CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2006, 89 p.

EVARISTO, Conceição. Becos da memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP & A Editora, 2006.

Nora, P.; Aun Khoury, T. Y. Entre Memória e História: A Problemática dos Lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 10, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 5 jul. 2024.

RODRIGUES, Samara. Por que o livro 'O Avesso da Pele' foi alvo de censura?. 2024. Disponível em: [https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/por-que-o-livro-o-avesso-da-pele-foi-alvo-de-censura]. Acesso em: 26 ago. 2024.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 192 p.

THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História oral e as memórias. Projeto História, São Paulo, v. 15, p. 13-50, 1997.

Downloads

Publicado

2025-03-12