A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO CRÍTICA E CULTURAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Estudos literários. Pensamento crítico. Ensino fundamental. Cultura. Formação Ética., Estudos literários, Pensamento crítico, Ensino fundamental, Cultura, Formação ÉticaResumo
A literatura exerce uma função essencial no desenvolvimento crítico e cultural dos alunos, especialmente durante o Ensino Fundamental, fase em que começam a se formar as primeiras concepções sobre o mundo. Este estudo tem como objetivo explorar a importância dos estudos literários no aprimoramento cognitivo e social dos estudantes, além de examinar seu efeito na formação do pensamento crítico e na compreensão de diferentes contextos culturais. A análise considera que a literatura não só enriquece o vocabulário e aprimora as habilidades de interpretação, mas também proporciona uma visão diversificada sobre valores, comportamentos e questões sociais. O foco principal desta pesquisa é investigar como a literatura pode influenciar a formação ética e crítica dos alunos, destacando a relevância das obras literárias na transmissão de valores universais como empatia, respeito e tolerância. A base teórica fundamenta-se em autores como Paulo Freire, que concebe a educação como um instrumento de libertação, e Antônio Candido, que ressalta o papel humanizador da literatura. A abordagem metodológica utilizada é qualitativa, com a implementação de atividades de leitura e interpretação de textos literários em sala de aula. A pesquisa inclui a análise de registros das discussões em grupo e entrevistas com professores e alunos, visando avaliar o impacto dessas práticas na percepção crítica e cultural dos estudantes. A expectativa é que os resultados finais confirmem o papel da literatura como uma ferramenta poderosa para a formação integral dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de uma consciência crítica e cultural essencial para o exercício da cidadania.
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