VOZ E SUBJETIVIDADE NEGRAS NA POESIA AFRO-LATINO-AMERICANA DE AUTORIA NEGRA FEMININA
INSURGÊNCIAS POÉTICAS
Palavras-chave:
Voz e subjetividade negras, Estética diásporica, Literatura afro-latino-americana, Literatura de autoria femininaResumo
Este trabalho visa apresentar os primeiros resultados de pesquisa pós-doutoral que se propõe a analisar a presença de uma estética diaspórica na poesia das escritoras afro-latino-americanas Conceição Evaristo, do Brasil, Nancy Morejón, de Cuba, e Mary Grueso Romero, da Colômbia, na construção em diálogo de uma voz e uma subjetividade negras que, na poesia dessas escritoras, se relacionam, contestam e constroem uma estética negra com suas tensões e conflitos no interior do sistema sociocultural latino-americano no geral e cubano, brasileiro e colombiano em particular, a partir do campo dos Estudos Afro-latino-americano. Os Estudos afro-latino-americanos se desenvolvem em resposta e em paralelo a uma onda de movimentos políticos, culturais e sociais racialmente definidos que se deu nos anos 60 do século XX, principalmente os diversos Movimentos Negros que surgiram na região da América Latina. Sendo assim, os Estudos afro-latino-americanos partem do histórico e do teórico, pois remapeiam as histórias, estratégias e lutas dos chamados negros da região desde o tráfico de escravos do Atlântico Sul até os movimentos identitários atuais, tendo a raça como variável chave no processo de formação das nações latino-americanas. Neste trabalho focamos na análise da poesia de Evaristo e Morejón, ancorados em conceitos como Culturas do Atlântico negro (Gilroy (2001), González (1988) e Hall (2003)); Pós-memoria (Hirsch (2001)), Amefricanidade (González, 1988) e Escrevivênvia (Evaristo, (2017), a fim de contribuir para uma maior compreensão da literatura desses países marcados pela escravização africana e pelo racismo.
Referências
ANDREWS,George Reid. América Afro-Latina: 1800-2000. Trad. Magda Lopes. São Carlos: EdUFSCar, 2007.
BENÍTEZ ROJO, Antonio. “Azúcar, poder, literatura”. Cuadernos Hispanoamericanos. Núm. 451-452, pp. 94-109, enero-febrero 1988.
DE LA FUENTE, Alejandro [et al.]. Estudos afro-latino-americanos: uma introdução. George Reid Andrews; Alejandro de la Fuente (coord.). 1 ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2021.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Ed. 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
GONZALES, Lélia. “A categoria político-cultural de amefricanidade”. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, N° 92/93 (jan-jun), 1988b, pg 69-82.
MOREJÓN, Nancy. “Introducción a la obra de Nicolás de Guillén”. Havana, 1972. Disponível em: htp:/www.cervantesvirtual.com/nicolas_guillen/suobraintroduccion/
MOREJÓN, Nancy. Richard trajo su flauta y otros poemas. Ed. Mario Benedetti. Madri: Visor Libros, 1999.
MOREJÓN, Nancy. Black Woman and Other Poems. Mujer negra y otros poemas. London, Mango Publishing, 2001.
MORENO, Mary Grueso. Cuando los ancestros llaman: poesía afrocolombiana. Popayán: Universidad del Cauca. Sello Editorial, 2015.
PRIETO, Alfredo. MATEO, Margarida. “De orichas y gÜijes: la poesía de Nancy Morejón. Revista Iberoamericana, Vol. LXXVII, Núm. 235, Abril-Junio 2011, pg 381-406.