ANÁLISE DO SOTAQUE GOIANO EM “ TÁ NA BOCA DO POVO: JEITO "GOIANÊS" DE FALAR SÓ GOIÁS QUE TEM”

Autores

  • Cecilia Divina Fernandes Nunes Rizzo Universidade Estadual de Goiás
  • Kênia Mara de Freitas Siqueira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Variação linguística, Sotaque, Léxico

Resumo

A variação linguística pode ser observada em diferentes âmbitos linguísticos, morfológico, fonético e prosódico. Nesse sentido, as variações acentuais prosódicas, rítmicas, entonação podem caracterizar uma variedade linguística, a variedade ser reconhecida como tal, o que os falantes conhecem como “sotaque”, ou melhor, a pronúncia ou a entonação de determinados palavras varia de acordo com a região em que a pessoa vive. Há também variações lexicais, o uso de diferentes palavras para se referir a um mesmo objeto ou conceito. E, até mesmo na sintaxe, podem ser observadas diferenças, que são variações de regras e estruturas sintáticas em diferentes variedades linguísticas. Assim, se  delineia o objetivo deste estudo que é realizar uma breve descrição do  sotaque goiano na reportagem “Tá na boca do povo: jeito "Goianês" de falar só Goiás que têm”, que foi exibido pelo jornal da Record Balanço Geral no dia 2 de fevereiro de 2024. A metodologia do estudo consiste em pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. A base teórica estrutura-se pelos trabalhos Lindau, (1980),  Orlandi (2002), Bagno (2011), entre outros. A reportagem apresenta vários “sons” como sotaque goiano, como é o caso do “erre (τ) retroflexo”, o conhecido "erro caipira". Há, em relação ao léxico, algumas palavras e expressões próprias da região, como "goiano da perna roxa" (pessoa nascida em Goiás), para citar apenas algumas.

Biografia do Autor

  • Cecilia Divina Fernandes Nunes Rizzo, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda no curso da Poslli (Programa de Pós Graduação em Língua Literatura e Interculturalidade). Especialista em Educação para a Diversidade: Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Goiás; Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/GO); Tecnóloga em Turismo pela (UEG/GO) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás.

  • Kênia Mara de Freitas Siqueira, Universidade Estadual de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão (1984), graduação em Letras pela Faculdade Estadual Celso Inocêncio de Oliveira (1998); mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), (2010) respectivamente. Atualmente, é docente ensino superior da Universidade Estadual de Goiás, atuando principalmente nas áreas de Linguística Textual, estudos do Léxico e Onomástica, com enfoque nos estudos toponímicos do Estado de Goiás e ênfase principalmente na relação língua/cultura e território.

Referências

AZAMBUJA., E. O preconceito linguístico: algumas considerações. Rio de Janeiro, 2012.Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/3976 Acesso dia 12 de agosto de 2024.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2004.

BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2011.

BRANDÃO-SILVA, F; ROMUALDO, E. C; PEREIRA, H. B [Orgs.] Da Variação Linguística à “Pedagogia da Variação”: descrição e ensino de português. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

CASSEB-GALVÃO; V. C; DUARTE, M. C. Artigo de opinião. Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola, 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade.11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LEITE, M.Q. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008.

LINDAU, M. The Story of /r/. UCLA Working Papers in Phonetics, Los Angeles, n. 51, 1980.

ORLANDI, E.P. As Língua e Conhecimento Linguístico. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTANA, Genilton Araujo de. Preconceito linguístico: Um paradigma a ser quebrado. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 04, Vol. 04, pp. 171-181. Abril de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/preconceito-linguistico. Acesso em 2o de nov de 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-12