A COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE ATRELADA AO USO DE PROTOCOLOS DIGITAIS INTERNACIONAIS
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Revisão sistemática, Competência Digital Docente, Protocolos Digital Docente, DigCompEdu, TIC-CFTResumo
Este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão sistemática em repositórios de documentos científicos, a partir dos indexadores “competência digital”, “DigCompEdu” e “CFT”, em busca de pesquisas que abordassem a utilização de protocolos digitais internacionais, como o DigCompEdu (European Framework for the Digital Competence of Educators) desenvolvido pela União Europeia (2017) e o TIC-CFT (Competency Framework for Teachers) desenvolvido pela Unesco (2018), para a aferição da proficiência digital dos professores tanto a nível nacional como internacional. Para alcançar nosso objetivo, estabelecemos como recorte temporal as pesquisas publicadas entre os anos de 2020 a 2024. Tal pesquisa foi realizada com a finalidade de estabelecer os antecedentes históricos e terminológicos assim como levantar as bases teóricas utilizadas nesses estudos. Sobre a utilização de revisão sistemática, adotamos como aporte teórico, os estudos de Galvão e Ricarte (2019); GALVAO.; PLUYE,; e RICARTE (2017). A análise dos dados demonstrou a existência de uma quantidade significativa de pesquisas acerca da competência digital atrelada ao uso de protocolos internacionais, principalmente o DigCompEdu, a nível internacional. No entanto, no Brasil, apesar da grande demanda por letramento digital docente durante a Pandemia de Covid-19 (2020-2021), ainda há pouca pesquisa sobre esse assunto, especialmente no que se refere à utilização do protocolo TIC-CFT (Unesco, 2018), havendo espaço para mais pesquisas sobre essa temática.
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