ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA MODALIDADE ESCRITA PARA SURDOS
INTERCULTURALIDADE, INTERLÍNGUA E LETRAMENTOS EM PRÁTICAS TRANSGRESSORAS
Palavras-chave:
Educação de Surdos, Educação Bilíngue, Multiletramentos, Interculturalidade, TranslinguagemResumo
Este estudo investiga o ensino de língua portuguesa como segunda língua na perspectiva dos letramentos, com foco na análise de atividades realizadas em uma escola do ensino médio, com base no documento " Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior". Fundamentado nas teorias de Quadros (2022), Rojo (2022), Hofman (2007), Pereira (2023), sobre educação bilíngue e os multiletramentos. O estudo adota uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, na qual a pesquisadora analisa as atividades e propõe intervenções pedagógicas para o ensino de L2, numa perspectiva voltada para os letramentos. Intui-se descrever como o referido documento pode favorecer o aprendizado da L2 e como a influência da Língua Brasileira de Sinais (Libras) se reflete na produção escrita da L2. A metodologia envolveu a observação direta das atividades, a coleta de dados e a análise detalhada das produções escrita por um discente surdo, bem como as interações entre o pesquisador e o aluno. Foram comparadas atividades executadas antes e depois da implementação do currículo proposto, permitindo uma análise das mudanças no desempenho linguístico. Os resultados revelam padrões de interlinguagem e mostram como a interculturalidade é abordada no contexto do ensino de L2 para alunos surdos. Concluímos destacando a importância de abordagens pedagógicas sensíveis à diversidade linguística e cultural dos alunos, oferecendo insights valiosos para o desenvolvimento de práticas de ensino mais inclusivas e eficazes.
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