O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA TELÁRIS ESSENCIAL
Palavras-chave:
Livro didático, Escola pública, Variação linguísticaResumo
Neste estudo, constataremos que o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) tem como foco o Ensino Fundamental público, e assegura a gratuidade dos livros didáticos a cada aluno matriculado na rede. Nosso objetivo é analisar se o livro didático Teláris Essencial, 6°ano do Ensino Fundamental, oportuniza ao professor direcionar o ensino da variação linguística aos alunos de modo claro e coerente. Essa análise será baseada no arcabouço teórico da Sociolinguística Educacional e da Sociolinguística Variacionista, serão analisados fragmentos do livro didático que tratam desse tema variação presentes na obra. Além disso, será feito um cotejo entre a proposta da obra e os postulados do Documento Curricular para Goiás (DCGO) e da Base nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange à pedagogia da variação linguística. As análises serão realizadas mediante a visão de trabalhos da sociolinguística variacionista de Labov (1998). Esperamos que, depois das contribuições do nosso trabalho, conceitos importantes como variante, variação, mudança e preconceito linguístico, passem a ser trabalhados dentro de sala de aula com os educandos, não como conteúdo programático, mas como um viés teórico para todos os conteúdos, estando presente durante o ano todo, nas explicações, questionamentos e debates feitos em sala de aula.
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