O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA TELÁRIS ESSENCIAL

Autores

  • Aline Pacheco de Melo Martins Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Livro didático, Escola pública, Variação linguística

Resumo

Neste estudo, constataremos que o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) tem como foco o Ensino Fundamental público, e assegura a gratuidade dos livros didáticos a cada aluno matriculado na rede. Nosso objetivo é analisar se o livro didático Teláris Essencial, 6°ano do Ensino Fundamental,  oportuniza ao professor direcionar o ensino da variação linguística aos alunos de modo claro e coerente. Essa análise será baseada no arcabouço teórico da Sociolinguística Educacional e da Sociolinguística Variacionista, serão analisados fragmentos do livro didático que tratam desse tema variação presentes na obra. Além disso, será feito um cotejo entre a proposta da obra e os postulados do Documento Curricular para Goiás (DCGO) e da Base nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange à pedagogia da variação linguística. As análises serão realizadas mediante a visão de trabalhos da sociolinguística variacionista de Labov (1998). Esperamos que, depois das contribuições do nosso trabalho, conceitos importantes como variante, variação, mudança e preconceito linguístico, passem a ser trabalhados dentro de sala de aula com os educandos, não como conteúdo programático, mas como um viés teórico para todos os conteúdos, estando presente durante o ano todo, nas explicações, questionamentos e debates feitos em sala de aula.

Biografia do Autor

  • Aline Pacheco de Melo Martins, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Letras Português/Inglês (UEG/UUCC 2009) e em Pedagogia (Centro Universitário Faveni/ 2023). Pós graduada em Libras (Faculdade Almeida Rodrigues FAR/ 2017) e no Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias (Faculdade de Iporá FAI/ 2014). Professora efetiva da Secretaria de Estado e Educação de Goiás (SEDUC) na área de linguagens. Já atuei como professora, desde que me efetivei na Seduc em 2010 e no momento atuo como Coordenadora Pedagógica, no Lyceu de Goyaz, Cidade de Goiás. Mestrado em andamento pelo programa POSLLI (Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade), UEG, Unidade Universitária Cora Coralina, Cidade de Goiás, com ingresso em 2024.

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Publicado

2025-03-12