ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “A CONQUISTA” NA PERSPECTIVA DO(S) LETRAMENTO(S) SOCIAL(IS)

Autores

  • Maria Lenira Borges de Andrade Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Rossana Regina Guimarães Ramos Henz Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Letramentos Sociais, Livro Didático

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de mestrado que se debruçou na análise do Livro Didático (LD) “A Conquista” de Língua Portuguesa (manual do professor, edição 2021) organizado pela autora Isabella Carpaneda para o 1º do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará. A análise foi desenvolvida pela lente do Letramento Social no singular e no plural com a contribuição de teóricos como Magda Soares (2009;2016); Angela Kleiman (1995); Leda Verdiani Tfouni (2010); Paulo Freire (1996; 2005) e Brian Street (2014), tendo como ponto de partida o problema: como o Livro Didático pode evocar os letramentos sociais para além dos muros da instituição escolar? É possível tal feito? Foi, assim, definido como Objetivo Geral analisar a presença ou não de propostas de Letramento(s) Social(is) nas seções do Livro Didático “A Conquista” e como Objetivos Específicos: identificar as perspectivas teórico-metodológicas acerca do(s) letramentos(s) na parte introdutória do LD; observar as concepções de alfabetização e letramento pela sequência lógica das unidades; analisar a presença (in)direta ou a ausência de proposta(s) de letramento social nas unidades do LD. Metodologicamente, foram estabelecidas categorias de análise documental a partir dos objetivos específicos, sendo cada um deles direcionado para uma parte específica da estrutura do livro: parte introdutória; evolução sequencial; desenvolvimento das unidades. Como resultados da análise detectamos perspectivas de Letramento Social no LD deixadas na maioria dos casos em aberto conforme a autonomia dos professores em seu processo de mediação do ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Maria Lenira Borges de Andrade, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

  • Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Pós-doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (USP) e professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Referências

CARPANEDA, Isabella Pessôa de Melo A conquista: língua portuguesa – 1º ano - ensino fundamental - anos iniciais. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2021.

BUNZEN, C. um breve decálogo sobre o conceito de ‘literacia’ na política nacional de alfabetização (pna, 2019)1 a brief decalogue on the concept of literacy in the política nacional de alfabetização (pna,2019). Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf, Belo Horizonte, v. 1, n. 10, jul./dez. 2019,pp. 44-51.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

SOARES, Magda. Alfabetização: A questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

KLEIMAN, Angela B. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 9. ed. São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2025-03-12