ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO

A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM FAREJADOR DE ÁGUAS

Autores

  • Karla Christina Claudino Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Personagem de ficção, Real x Imaginário, Literatura

Resumo

Este artigo aborda a narrativa em Farejador de águas (2023), de Maria José Silveira, a fim de analisar a construção da personagem Zé Minino que participa da transformação do bioma Cerrado desde a passagem da Coluna Prestes por Goiás até mais ou menos os dias de hoje, e a originalidade da autora que envolve em suas narrativas fatos históricos, sociais e políticos misturando o real e o imaginário. O objetivo é também destacar o regionalismo presente nas obras dessa escritora goiana. É através do universo das palavras que o homem pode manifestar seus sentimentos mais profundos, praticar seus pensamentos e criar seu mundo real ou imaginário. A teoria da literatura objetiva-se a estudar a obra, o autor, o leitor e todo o processo que envolve as obras literárias. É uma base de dados, que permite construir-se um método de reflexão e análise dos textos literários. No cruzamento dos dados da história literária, pode-se estabelecer as mudanças ocorridas no processo histórico com relação ao homem e tudo que o envolve.

Biografia do Autor

  • Karla Christina Claudino, Universidade Estadual de Goiás

    Karla Christina Claudino é professora da rede Municipal de Ensino, formada em Pedagogia, Letras/Português e pós-graduada em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Língua Literatura e Interculturalidade (POSLLI), na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina.

Referências

BARBOSA, Altair Sales. Cerrado: a constelação do meio dia. 1. ed. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2022.

CANDIDO, A. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males: Revista do Departamento de Teoria Literária, n. esp., p. 81-89, 1999.

CANDIDO, A. GOMES, Paulo Emílio Salles., PRADO, Décio de Almeida e ROSENFELD, Anatol. A Personagem de Ficção. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1976.

ESTEVAM, Luís. Tempo da transformação: estrutura e dinâmica econômica de Goiás. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.

MEIRELLES, Domingos. As noites das grandes fogueiras: uma história da Coluna Prestes. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

OLIVEIRA, Adão Francisco de. A Reprodução do Espaço Urbano de Goiânia: uma cidade para o capital. In: MOYSÉS, Aristides (org.). Cidade, segregação urbana e planejamento. Goiânia: Editora da UCG, 2005.

REZENDE, Waldettes Aparecida. Santa Dica: História e Encantamentos. 2. ed. Goiânia: Editora Kelps, 2011.

SOBOTA, Guilherme. Três Perguntas do PN para Maria José Silveira, autora de 'Farejador de águas'. PUBLISHNEWS, 10 de setembro de 2023. Disponível em: <https://www.publishnews.com.br/materias/2023/08/01/tres-perguntas-do-pn-para-maria-jose-silveira-autora-de-farejador-de-aguas>. Acesso em: 26 de outubro de 2023.

SILVEIRA, M. J. Farejador de águas. São Paulo: Editora Instante, 2023.

Downloads

Publicado

2025-03-12