LIMINARIDADE E TANATOGRAFIA NA REDOMA DE VIDRO

SUICÍDIOS EM SYLVIA PLATH

Autores

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior Universidade de Brasília
  • Gerlanea Taísa Toledo

Palavras-chave:

Tanatografia, Suicídio, A redoma de vidro, Sylvia Plath

Resumo

Neste, analisa-se a relação entre tanatografia e suicídio, a partir da análise da obra A Redoma de Vidro (2019), da escritora norte-americana Sylvia Plath. Relacionando o fenômeno do trespasse ao processo de criação literária, perscrutamos novos modos de observar os indícios de forças pulsionais presentes no processo de criação literária, colocando em questão os limites da escrita e a condição de escritora – na imagem de autoria estilizada neste livro póstumo em que a prosa figura como tentativa última de representação. Sob a perspectiva da crítica polifônica, através de diálogo teórico-psicanalítico com Freud, a teoria da tanatografia (Silva Junior, 2009; 2014) e suicídio (Freud, 2006, 2013; Carvalho, 1999) movimentam a análise dos mecanismos destrutivos e pulsionais, mortíferos e mortuários presentes na escrita plathiana e que ganham novos contornos nesse romance suicidário. Livro póstumo que faz do ato de morrer a ressurgência da escritora que hoje conhecemos como Sylvia Plath.

Biografia do Autor

  • Augusto Rodrigues da Silva Junior, Universidade de Brasília

    Professor Associado III de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília. Pesquisador de docente no Poslit/UnB e PPGLA/UEA/Manaus.

  • Gerlanea Taísa Toledo

    Pós-graduação em Neuropsicologia (FAVENI). Graduação em Psicologia (Estácio/FAL). Graduação em Letras Francês (UFAL/Alagoas).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 2. ed. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CAMUS, Albert. O estrangeiro. Rio de Janeiro: Editora Bestbolso, 2015.

CARVALHO, Ana Cecília. A poética do suicídio em Sylvia Plath. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003 [1999].

CARVALHO, Ana Cecília. A toxidez da escrita e o suicídio do escritor: uma abordagem psicanalítica. In: Willian André, Amaral; Lara Luiza Oliveira; Pinezi, Gabriel. Literatura e Suicídio. Paraná: Editora Fecilcam, 2020.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Bobók. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2005.

FREUD, Sigmund. Contribuições para uma discussão acerca do suicídio. In: FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise, Leonardo da Vinci e outros trabalhos: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud, volume XI. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: O futuro de uma ilusão, o mal-estar na civilização e outros trabalhos: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

FREUD, Sigmund. As pulsões e seus destinos. Edição bilíngue. 1. ed. Editora Autêntica, 2013.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. In: Obras Completas, volume 4. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019 [1900].

HOMERO. A Ilíada. Trad. Haroldo de Campos. São Paulo: Mandarim, 2001.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. São Paulo: Editora Principis, 2019.

MINOIS, Georges. História do suicídio: a sociedade ocidental diante da morte voluntária. Tradução: Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

PLATH, Sylvia. Ariel. Editora Verus, 2018 [1965].

PLATH, Sylvia. A Redoma de Vidro. Tradução de Chico Mattoso. 2. ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2019.

PLATH, Sylvia. Os Diários de Sylvia Plath. 2. ed. Tradução: Celso Nogueira. São Paulo: Biblioteca azul, 2017.

PLATH, Sylvia. The Collected Poems. Org. Ted Hughes. New York: Editora Harper & Row, 1981.

ROTTERDAM, Erasmo de. O Elogio da Loucura. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução: Bárbara Heliodora. São Paulo: Abril, 2010.

SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Morte e decomposição biográfica em Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2008. Tese (Doutorado em Literatura Comparada)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Tanatografias e decomposições biográficas: discurso da morte na literatura. Revista da Anpoll. v.1. n.30, 2011.

SILVA JUNIOR, Augusto Rodrigues da. Tanatografia e morte literária: decomposições biográficas e reconstruções dialógicas. Revista ComCiência (UNICAMP). v. 11, p. 1-10, 2014.

Downloads

Publicado

2025-03-12