A ESCOLHA NARRATIVA DOS PROTAGONISTAS NAS OBRAS CINEMATOGRÁFICAS

CIDADE DE DEUS E TROPA DE ELITE

Autores

  • Amanda de Sousa Ywamoto Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Filme brasileiro, Narrativas, Protagonismo Periferia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as narrativas dos protagonistas nos filmes Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007), na qual ambos os personagens estão inseridos dentro da periferia, mas ocupando diferentes perspectivas, criando uma oposição narrativa entre eles. O recurso diegético da narração dos protagonistas Buscapé e Capitão Nascimento, aprofundam a construção dos espaços sociais e denunciam as ações das quais seu grupo faz parte. As dinâmicas sociais vividas pelos protagonistas na favela do Rio de Janeiro refletem diretamente na construção da fisionomia dos personagens e na narração onisciente dos protagonistas, corroborando para a argumentação narrativa dos filmes. Para tal análise, destacamos os autores Walter Benjamin (2012), Theodor Adorno (2002), Umberto Eco (2020) e Jacques Ranciére. Em suma, essas condições podem transformar personagens em heróis ou vilões, criar estereótipos que pairam no imaginário popular e isso demonstra como o cinema pode desempenhar um papel fundamental na construção de ideologias que transcendem a arte e vão para o debate público.

Biografia do Autor

  • Amanda de Sousa Ywamoto, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), discente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua Literatura e Interculturalidade (POSLLI).

Referências

Adorno, Theodor W, 1903-1969 Indústria cultural e sociedade / Theodor W. Adorno; seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida traduzido por Juba Elisabeth Levy... [et a1.] São Paulo: Paz e Terra, 2002.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica / BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD.

ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados / Umberto Eco; tradução Geraldo Gerson. São Paulo: Editora Perspectiva, 2020.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado / Jacques Ranciére; tradução Ivone C. Bernadetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

TROPA de Elite. Direção de José Padilha. Rio de Janeiro: Universal Pictures, 2007. 1 DVD

Downloads

Publicado

2025-03-12