UMA EXPERIÊNCIA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO -CAMPUS CERES: UMA FORMA DE ENSINO APRENDIZAGEM ATIVA
Resumo
Introdução: Para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma efetiva, é necessário que o docente compreenda as realidades dos alunos, para que possa intervir de forma contextualizada, proporcionando uma mediação pedagógica entre alunos e conhecimento. Os materiais didáticos são instrumentos importantes para que esse processo ocorra de forma concreta, configurando-se como uma alternativa possível, favorecendo a (re)construção do conhecimento do aluno, a socialização de conhecimentos prévios e a formação de conceitos mais elaborados. Segundo CAMPOS et all, (2012) a aprendizagem significativa é facilitada quando assume a forma lúdica, pois os alunos quando recebem a proposta de aprender de forma mais interativa ficam entusiasmados. Objetivos: Dessa forma, a proposta desenvolvida teve por objetivos a elaboração, a preparação e a utilização de materiais didático pedagógicos por acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Ceres para que eles pudessem utilizar o material produzido no Estágio Supervisionado, auxiliando-os no ensino do conteúdo do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nas disciplinas de Ciências e Biologia, respectivamente. Métodos: A elaboração do material didático contou com o auxílio da professora orientadora e baseou-se também nos livros didáticos indicados pelo programa nacional do livro didático (PNLD). As modalidades de materiais foram variadas, confeccionou-se painéis, jogos de tabuleiro, maquetes, quebra cabeças, e outros. Para isso utilizou-se, EVA, TNT, massa para biscuit, papel cartão, sucatas, massa para modelar, cartolinas, isopor, MDF e outros. A avaliação dos materiais foi feita a partir da apresentação e demonstração do material produzido, entregando à orientadora um relatório contendo todos os dados referentes ao trabalho confeccionado. Ao socializar os materiais entre os colegas, contribui-se com um ensino de ciências e biologia de melhor qualidade, pois assim difunde-se conhecimentos, métodos e técnicas de confecção de materiais. Resultados: Os relatos dos licenciados indicam que os mesmos perceberam a importância de um processo ensino aprendizagem que objetiva-se mais do que uma simples transmissão de conteúdos. De acordo com OLIVEIRA & GODOY (2013), os materiais didáticos atuam na apropriação de conhecimentos pelo aluno, unindo o cognitivo com o lúdico, tornando o aprendizado significativo e motivador. Conclusão: Assim, conclui-se que a utilização dos materiais didáticos no estágio Curricular Supervisionado pode minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos em determinados conteúdos de ciências e biologia, servindo também como um material de apoio para o professor ensinar os conteúdos, diminuindo os índices de fracasso escolar.