COMPARAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES ENTRE OS SEXOS EM ESCOLARES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CÂMPUS CERES

Autores

  • Ângelo Rodrigues da Silva Neto
  • Ricardo Fauster de Souza
  • João Luiz Ribeiro Neto
  • Amanda Carine Oliveira Silva
  • Edivan dos Santos Moreira
  • Pammela Munique Vilela
  • Priscilla Rayanne e Silva Noll
  • Matias Noll

Resumo

RESUMO

Introdução: Os hábitos alimentares estão relacionados à saúde dos escolares, sendo que inadequações alimentares são fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Objetivo: Comparar os hábitos alimentares entre o sexo masculino e feminino de escolares do Ensino Médio integrado ao Técnico do Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres (IF Goiano – Câmpus Ceres), a partir de um estudo epidemiológico. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, realizado com 386 escolares adolescentes, de 14 a 17 anos, matriculados no IF Goiano – Câmpus Ceres. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IF Goiano, por meio do protocolo 032/2013. O questionário utilizado foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para ser utilizado na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), contendo perguntas acerca de hábitos alimentares, com alimentos considerados marcadores de alimentação saudável e de alimentos considerados como marcadores de alimentação não saudável. Os dados foram analisados no SPSS, versão 19.0. As variáveis alimentares foram analisadas separadamente para cada sexo, a partir de teste Qui-quadrado para verificar a existência de associação entre os hábitos alimentares e o sexo (α = 0,05). Resultados e Discussão: O consumo de feijão, refrigerante, verduras cozidas, saladas cruas e guloseimas foram diferentes entre os sexos, apresentando maior prevalência de consumo de feijão (p=0,001) e de refrigerantes (p=0,004) no sexo masculino e de verduras (p=0,029), saladas cruas (p=0,001) e guloseimas (p=0,041) no sexo feminino. Apesar da maior prevalência de marcadores saudáveis neste estudo, este aponta alto consumo de carboidratos simples e gorduras, em ambos os sexos, refletindo a realidade dos escolares, a qual deve ser modificada mediante ações articuladas e efetivas entre educação e políticas públicas, com vistas à promoção de saúde por meio de hábitos alimentares adequados. Conclusão: Os escolares apresentam alta prevalência de consumo de alimentos que alternam em saudáveis e não saudáveis, sendo verificadas diferenças entre os sexos no consumo de feijão, refrigerantes, verduras cozidas, saladas cruas e guloseimas.

Palavras Chave: Hábitos alimentares; qualidade de Vida; sexo.

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Publicado

2014-11-22

Edição

Seção

Saúde