EXPERIMENTOS E ATIVIDADES PRÁTICAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM BIOLOGIA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CERES-GOIÁS

Autores

  • Janaina de Cássia Magalhães
  • Heloisa Baleroni Rodrigues de Godoy

Resumo

Introdução: Os experimentos e atividades práticas são fundamentais para facilitar o aprendizado dos alunos, vivenciando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas. Porém muitos professores relacionam a utilização de atividades experimentais com a necessidade de um ambiente com equipamentos especiais, o que é um equívoco uma vez que podem ser desenvolvidas em sala de aula, sem a necessidade de instrumentos ou aparelhos sofisticados. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar se os professores de Biologia do Ensino Médio das escolas do Município de Ceres utilizam experimentos e atividades práticas como metodologia de ensino e quais foram as dificuldades encontradas. Métodos : a partir de um estudo descritivo exploratório, o estudo foi desenvolvido em quatro instituições de ensino que oferecem o Ensino Médio regular, uma da rede estadual, uma particular, uma conveniada e uma da rede federal na cidade de Ceres-Goiás, onde participaram onze professores que ministram a disciplina de Biologia. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário composto por dez questões. Resultados e Discussão: Verificou-se que grande parte dos professores utilizam experimentos e atividades práticas como metodologia de ensino e acreditam que essa metodologia contribui muito para o aprendizado. Conclusão: As principais dificuldades estão relacionadas a falta de tempo e de materiais para desenvolver aulas com essa metodologia, verifica-se a importância de incluir no planejamento das aulas a realização de experimentos e atividades práticas.

Downloads

Publicado

2014-12-11

Edição

Seção

Ciências Biológicas