Introdução: É importante compreender os fatores que podem influenciar o desempenhoe o sucesso dos indivíduos na escola e em sua vida futura. A educação emocional tantodos professores quanto dos educandos tem a finalidade de estimular reflexões acerca daimportância de estar preparado emocionalmente para a vida, sendo capaz de gerenciarsuas próprias emoções, não deixando que as mesmas influenciem na sua qualidade devida. A maioria das escolas prioriza apenas o lado cognitivo do educando no processoensino-aprendizagem, mas o ser humano não é um ser fragmentado e por isso precisaser compreendido em toda sua complexidade e totalidade. Este estudo abrange umadiscussão sobre a necessidade e a importância do desenvolvimento da inteligênciaemocional na escola. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar o que significa usarinteligentemente as emoções no contexto escolar e de forma específica entender acontribuição da inteligência emocional no processo ensino-aprendizagem, se realmenteo não equilíbrio das emoções afeta a aprendizagem, a influência que a escola tem nodesenvolvimento do controle das emoções e identificar em quais circunstâncias a escolaestaria investindo para a formação emocional do estudante possibilitando assim umamelhor relação entre professores e educandos. Métodos: Utilizou-se como metodologiaa pesquisa bibliográfica, com caráter de revisão de literatura, baseado em livros, revistasacadêmicas, artigos científicos e sites confiáveis da internet. Conclusão: Este estudooferece informações que podem auxiliar os profissionais da educação na compreensãodas dificuldades de aprendizagem relacionadas às manifestações de afetividade doeducando.