A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE CRIANÇAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Autores

  • Alan Cezar Balduino Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.
  • Laís Cunha Borges Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.

Resumo

Introdução: Sob uma apreciação histórica os veículos de comunicação e a propagandapor eles veiculada têm contribuído fortemente para modulação do comportamento socialhumano, sobretudo sobre seus hábitos diários. Em crianças de 0 a 3 anos essaconstrução comportamental se torna ainda mais evidente, visto que é nessa idade que ascrianças desenvolvem suas preferências gustativas incitadas principalmente pelaexposição prévia aos alimentos, função esta desempenhada pela propaganda. Objetivo:Em virtude disso, o presente artigo tem como meta principal identificar a existência dealguma relação entre a propaganda midiática de alimentos e a formação decomportamento alimentar de crianças em primeira infância. Métodos: Pesquisar embases de dados virtuais, utilizando os descritores (Primeira Infância. Nutrição. Mídia.Comportamento Alimentar.), selecionando os artigos em português publicados a partirde 2003. Após escolhidos o material realizar análise sistemática do tipo metassíntesedos dados obtidos. Conclusão: Considerando a importância da nutrição saudável comofator de prevenção de uma série de distúrbios alimentares, torna-se indispensávelentender as influências nutricionais sofridas pelas crianças em primeira infância e suasrespectivas consequências, a fim de estabelecer estratégias de intervenção que possamalterar os resultados desse processo.Palavras chave: primeira infância; nutrição; mídia; comportamento alimentar.

Biografia do Autor

  • Alan Cezar Balduino, Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.
    Saúde
  • Laís Cunha Borges, Enfermagem, Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ceres.
    Saúde

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Publicado

2014-12-15

Edição

Seção

Saúde