MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA: ESPERMATOGÊNESE, DETALHE DAS CÉLULAS SERTOLE E LEYDIG
Resumo
Introdução: O grande desafio educacional da atualidade, em que o volume de informações e os avanços técnico-científicos se propagam, é preparar as novas gerações para lidar com a construção diária de seu conhecimento. Objetivo: Visando contribuir no processo ensino-aprendizagem foi produzido um mural inclusivo, sobre o processo de Espermatogênese. Métodos: Para que o mural viesse a ser elaborado foram realizadas pesquisas bibliográficas feitas em artigos científicos contendo informações vinculadas ao tema, os materiais para confecção de um mural foram: biscuit, madeira, E.V.A e material em Braille com intuito de proporcionar a inclusão. Este material aborda uma representação didática de processos embriológicos e o seu uso é um fundamento para a complementação do entendimento do tema. Resultados e Discussão: A confecção do material foi realizado durante as aulas da disciplina Oficina de Práticas Pedagógicas, no curso de licenciatura em Biologia do IFGoiano - Câmpus Ceres. Conclusões: Espera-se um resultado satisfatório, pois por meio do mesmo tornou-se possível observar de forma concreta a criação de novas alternativas didático-pedagógicas, oportunizando os professores a uma revisão da sua metodologia de ensino, envolvendo não só o cognitivo, mas o emocional e o afetivo redimensionando as interações sociais com o propósito de avaliar de forma qualitativa a capacidade de facilitar o processo de ensino- aprendizagem humano, conclui-se que o emprego de recursos didáticos inovadores no processo de ensino-aprendizagem, promove um ensino mais igualitário e homogêneo.