TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Autores

  • Ricardo Enehias Cortes Gonçalves
  • Viviane Angélica Amorim

Resumo

RESUMO

Introdução: Com uma crescente utilização de computadores e outros tipos de dispositivostecnológicos, a inclusão de pessoas com uma necessidade mais especializada se tornou foco e umdesafio para os sistemas de informação (SI). Umas das grandes barreiras estão na área da educação,pois programas especializados no ensino de pessoas com necessidades especiais são poucoutilizados, ou até mesmo inexistentes. Objetivo: Ampliar as possibilidades de ações pedagógicas noAEE, com o uso das TICs disponíveis na escola e desenvolvimento de novos softwareseducacionais. Métodos: Está sendo conduzido um desenvolvimento de softwares específicos(jogos, simuladores, etc.) para alunos da Escola Municipal José de Moraes Freitas, na cidade deUruana-Goiás. A escola conta com dois profissionais para o atendimento educacional especializado,que oferece atividades que promovem a alfabetização, a inclusão digital e a socialização de alunoscom alguma deficiência ou com dificuldade de aprendizagem. Os softwares estão sendodesenvolvidos para os alunos aprenderem de forma divertida e dinâmica, programados emlinguagem de programação para web, ou seja, postados na internet. Os alunos do projeto vãoorientar os funcionários do AEE com uso desses softwares, e o link e manual de instrução de todosos softwares serão disponibilizados no blog Integramídia. Resultados: Espera-se que os alunosatendidos pelo AEE demonstrem maior atração pelas atividades desenvolvidas com o uso docomputador, em que constatados maiores resultados em equivalência para uma mesma atividadedesenvolvida sem tal recurso. Com o recurso, haverá maior atenção dos alunos e maiorpossibilidade de manipulação do que se pretende ensinar. Conclusão: As TICs são uma realidadena educação, que acabam por não serem utilizadas de modo a oportunizar novas possibilidades deaprendizagem aos alunos; comumente apenas reproduzindo os mesmos conteúdos por meiosdiferentes, pouco ou nada contribuindo de novo/diferente do que já se vem praticando. Oprofissional do AEE ao usar os recursos tecnológicos disponíveis na escola de modo a amplia aspossibilidades de atividades desenvolvidas com os alunos que são atendidos.

Palavras chave: Informática; Integramídia; Educação.

Downloads

Publicado

2014-11-22

Edição

Seção

Tecnologia da Informação