DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: POSSIBILIDADES NO DIÁLOGO ENTRE O IF GOIANO – CÂMPUS CERES E O PRONATEC

Autores

  • Alexandre Lopes Gomes
  • Paulie Ceres Palacios

Resumo

Introdução: Como política pública para o desenvolvimento da educação profissional, a Lei 11.892/200 criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e estabeleceu como princípio para estas instituições a consideração central aos aspectos territoriais, atribuindo-lhes o papel de promover as mudanças necessárias ao desenvolvimento educacional e socioeconômico em seu território. Objetivo: Analisar as possibilidades do Câmpus Ceres como instituição ofertante e como agência/agente de desenvolvimento territorial na afirmação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em face às finalidades legalmente estabelecidas que os instituíram como políticas públicas. Metodologia: Será feito levantamento das ações do Câmpus Ceres como ofertante de cursos (Pronatec), e dos demandantes desses cursos junto a sua respectiva Coordenação no Câmpus. Com os demandantes serão realizadas entrevistas para se conhecer os critérios e subsídios utilizados para definição das demandas dos cursos requisitados ao Câmpus. Foram realizadas entrevistas para identificar as percepções de alunos do Pronatec, sobre os impactos do curso em sua atuação no trabalho e qualidade do ensino. Estão sendo realizadas entrevistas com os professores do Câmpus Ceres que atuam no Pronatec a fim de conhecer suas percepções quanto ao Pronatec, público/aluno, objetivos de participação no Pronatec. Após a identificação do perfil do professor, segundo o perfil desejado dentro da política de planejamento do Programa nos documentos legais, far-se-á correlação com o perfil dos professores do Pronatec/Câmpus Ceres, a fim de subsidiar a seleção dos professores para o Pronatec/Câmpus Ceres.A partir dos resultados obtidos, serão analisadas as possíveis interferências e realizações do Câmpus Ceres como ofertante (Pronatec) e como agência/agente de desenvolvimento, no cumprimento de suas atribuições institucionais. Conclusão: Espera-se que os resultados sirvam para que as demandas, bem como a oferta de cursos e ações do Câmpus Ceres concorram para a promoção da qualificação profissional em consonância com as necessidades dos cidadãos-trabalhadores e para geração de emprego e renda no território.

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Publicado

2014-11-22

Edição

Seção

Agronomia