A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID PAUL AUSUBEL: um estudo viabilizado pela extensão universitária

Autores

  • Andréa Kochhann Câmpus São Luis de Montes Belos
  • Ândrea Carla Machado de Moraes Câmpus São Luis de Montes Belos
  • Francisca Queiroz de Paula Landim Câmpus São Luis de Montes Belos
  • Thais Gomes Silva Câmpus São Luis de Montes Belos
  • Elenaice Silva de Paula Câmpus São Luis de Montes Belos
  • Naiara Gomes Câmpus São Luis de Montes Belos

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Subsunçores e Mapas Conceituais.

Resumo

O presente artigo se refere a uma proposta de ação extensionista, que foi construída na modalidade de projeto tendo como tema central a aprendizagem significativa, segundo a teoria de David Ausubel. O objetivo do projeto de extensão é discutir por meio de palestras, ciclos de debates, rodas de conversa ou mesa-redonda, analisando e discutindo a teoria de David Ausubel, direcionando esta ação a professores da rede pública de ensino, acadêmicos de licenciatura e pessoas interessadas. O projeto se alicerçou no desenvolvimento do estágio supervisionado em Educação Infantil e em um Projeto de Pesquisa que gerou o Trabalho Final de Curso de uma acadêmica de Pedagogia da UnU de São Luís de Montes Belos. Desta forma gerando um produto acadêmico da ação que foi elaborado através do Manual Didático-Pedagógico. Intenciona-se também a publicação de um livro sobre a temática.

Downloads

Publicado

2014-08-19