A CONTEMPORANEIDADE NO BRASIL COLÔNIA
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar experiências e reflexões acadêmicas referentes ao período de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II do curso de Letras – Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas, no segundo semestre de 2016. A realização do projeto colaborativo se deu no turno matutino em uma escola da rede pública, federal, da cidade de Inhumas-GO, com alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico (Agroindústria e Química). Planejamos nossas aulas colaborativamente com a professora supervisora de Estágio Supervisionado, a partir dos conteúdos requisitados pelo professor regente e visa ao estudo de obras literárias por elas mesmas, ou seja, leitura e compreensão em obras completas e uma desperiodização da literatura, mostrando que as épocas ou escolas literárias não são estáticas, estão em constante mudança, são descontínuas, não lineares. Objetivamos, assim, propor um projeto de literatura que seja mais significativo aos alunos, considerando os multiletramentos e o letramento literário: “Por extensão, podemos pensar em letramento literário como estado ou condição de quem não apenas é capaz de ler poesia ou drama, mas dele se apropria efetivamente por meio da experiência estética, fruindo-o.” (OCEM, 2006, p.55). Apresentamos nossas ações, percepções e reflexões pré e pós-estágio supervisionado, bem como os resultados obtidos no mesmo por meio da análise das produções dos alunos. Ao longo de nossa prática, notamos que nos adequamos às necessidades dos alunos e às considerações do professor regente, o que nos mostrou que um bom trabalho é feito em colaboração. Ensinar e aprender literatura resumem-se em amor à arte.Palavras-chave: Obras literárias. Literatura. Prática.
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Publicado
2017-02-07
Edição
Seção
Artigos