A CONSTRUÇÃO DO “EU” SOCIAL, EM OFICINAS DE LITERATURA

Autores

  • Esthéfany Amaral Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás
  • Helen Ramalho
  • Eduardo Romeiro
  • Luana Alves Luterman

Resumo

Este relato de experiência busca apresentar as ações e reflexões acerca do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II realizado no primeiro e no segundo semestre de 2016, especialmente sobre o período de regência, durante o segundo semestre do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Nossa prática se deu numa escola pública Federal da cidade de Inhumas-GO, a qual se dedica ao Ensino Médio Técnico (Agroindústria, Química e Informática). O principal intuito do nosso projeto era o planejamento de aulas de literatura efetivas, que chamassem a atenção dos alunos ao mesmo tempo em que os levasse a refletir sobre questões sociais em oficinas dedicadas ao ensino de Língua Portuguesa no período vespertino. A vivência com alunos do Ensino Médio possibilitou tecer considerações acerca da prática docente em língua na realidade da escola pública, permitindo assim apresentar algumas conclusões críticas. Sendo assim, consideramos o estágio como parte importante do nosso processo de formação, sendo este o elemento que nos possibilita uma interação mais próxima com o cotidiano e as vivências da escola, possibilitando que contribuamos com este contexto de forma mais concreta.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Língua Portuguesa. Questões sociais.

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Publicado

2017-02-07