A PERIODIZAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA - DO QUINHENTISMO AO ARCADISMO
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar experiências e reflexões acadêmicas referentes ao período de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa do curso de Letras-Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas, durante o ano de 2016. As aulas para o projeto de regência foram elaboradas colaborativamente pela equipe de estágio, sob a orientação da professora orientadora, direcionadas a turmas do primeiro ano do ensino médio, visando alcançar o conteúdo programático exigido pela escola campo. O conteúdo das aulas abordou o Período Brasil Colônia (Quinhentismo ao Arcadismo), e foram embasadas nas OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), que enfatizam a importância da leitura de textos literários para a formação do leitor crítico-reflexivo e para seu crescimento intelectual. Durante as aulas, buscamos alcançar a reflexão dos alunos quanto ao contexto das obras, orientando-os e estimulando-os à leitura. Neste texto, apresentamos nossas ações, percepções e reflexões durante o estágio. Percebemos que nossas práticas foram sendo ajustadas gradativamente de acordo com as reflexões que fazíamos durante e após nossas ações, e de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos. As aulas foram trabalhadas de maneira dinâmica e interativa, de modo a alcançar o interesse dos alunos pela leitura de textos literários.Palavras-chave: Estágio supervisionado. Leitura literária. Ensino médio.
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Publicado
2017-02-07
Edição
Seção
Artigos