CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORESAS
Resumo
Este estudo almeja apresentar os resultados obtidos do projeto de pesquisa-ação colaborativo (SILVESTRE, 2008) realizado durante a fase de regência do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literaturas II, numa instituição federal localizada em ensino em Inhumas. O projeto teve como objetivo desenvolver no decorrer das aulas a habilidade argumentativa e a consciência crítica por meio dos gêneros textuais charge e artigo de opinião, contrapondo ideias. Assim, ao desenvolver os nossos planos de ação, consideramos que a perspectiva do letramento crítico (ROJO, 2009) possibilitaria aos/as alunos/as uma reflexão mais densa sobre a diversidade e a diferença no que se refere às funções sociais e políticas do sujeito em gêneros textuais que focalizam a argumentação pelo letramento crítico. Para tanto, buscamos respaldo nos estudos de Antunes (2010); Brito (2003); BUNZEN (2006); Kleiman (2001); Mattos (2003); OCEM (BRASIL, 2006); Suassuna et. al (2006). O procedimento para a análise dos dados se enquadra no paradigma qualitativo (TELLES, 2012). Os dados aqui analisados advêm de reflexões em diários reflexivos do professor e dos professores em formação inicial. Por fim, o estágio nos possibilitou uma experiência colaborativa e crítica nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio. Como resultado, consideramos que os/as alunos/as conseguiram refletir criticamente a respeito dos gêneros textuais por meio de diversos sistemas semióticos (verbais, não-verbais e sincréticos), visto que o/a professor/a crítico/a-reflexivo/a oferece condições e autonomia aos/as discentes, ao mediar o conhecimento, sem imposição sócio discursiva.
Palavras-chave: Estágio de Língua Portuguesa. Letramento crítico. Gêneros textuais argumentativos.