A REFLEXÃO CRÍTICA POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente relatório tem por finalidade apresentar relatos de experiência do estágio supervisionado II, por estagiários do 4º ano de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas, do mês de agosto e setembro de 2016. Desenvolvemos o projeto colaborativo em turmas do 2º ano “B”, e uma oficina para alunos do 1º, 2º, 3º ano, no Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas. Durante o Estágio Supervisionado nos trabalhamos a Língua Portuguesa e Literatura II. Planejamos nossas aulas dando ênfase na leitura das obras literárias, na qual levamos à teoria a prática, instigando os alunos a leituras reflexivas, com foco no ensino e aprendizagem, podendo assim, instigar o interesse dos alunos pela língua, e mostrando as modificações no decorrer dos tempos. Porque de acordo com Saussure (2000) a “língua é dinâmica, arbitraria e convencional”. Desta forma estimulamos a leituras literárias de forma prazerosa e Considerando o contexto dos educandos que está inserido numa época em que as novas tecnologias predominam, embasamos em ROJO, (2012) que visa trabalhar através de uma pedagogia dos multiletramento. Em que o professor passa de detentor a transformador. Sendo assim, utilizamos recursos de vídeo, slides, filme para que de certa forma o olhar deles diante das obras fossem moldados, e demos vozes aos alunos, pois de acordo com Paulo Freire (1987), devemos mudar nossas maneiras de trabalhar em sala de aula, e não trabalhar a pedagogia tradicional, em que somente os professores obtinham vozes. Ao final de nosso estágio fomos surpreendidos pelo crescimento que tivemos ao decorrer das aulas.
Palavras-chave: Literatura. Contexto. Tecnologia.
Downloads
Publicado
2017-02-07
Edição
Seção
Artigos