POR UMA SALA DE AULA COM OPORTUNIDADE PARA TODOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jhuliene Vieira Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás
  • Luciana Maria Torres
  • Alcides Hermes Tereza Júnior

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar relatos de experiência do estágio supervisionado II, por estagiários do 4º ano de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas, do mês de agosto e setembro de 2016. Ao elaborar nossos planos de aula, procuramos seguir uma de sequência didática cujo propósito era trabalhar a língua inglesa de forma prazerosa, considerando o contexto do aluno que está inserido, elaboramos aulas numa época em que novas tecnologias, de conscientização de que se deve dar voz ao aluno. Através desse conceito procuramos levar as teorias estudadas no curso acadêmico a práticas em sala de aula, embasamos num suporte teórico Vygotsky (1991), que trabalha a interação, e ROJO, (2012) que visa trabalhar através de uma pedagogia dos multiletramento. Em que o professor passa de detentor a transformador. Sendo assim, utilizamos recursos de vídeo, slides, músicas, jogos de dominó, para rompermos com o ensino tradicional. As aulas foram ministradas com intuito de mostrar aos alunos um novo olhar diante para com as aulas, desvinculando-as de uma abordagem monológica onde o aluno não é o centro. Percebemos que, as aulas são, em sua maioria, centradas na estrutura da língua, não o ensino efetivo da língua em si, de suas diversas manifestações. Porém, apesar de estarmos à mercê dessa prática tradicional e obrigatória que perdura na escola campo, buscamos uma abordagem que buscou uma maior participação dos alunos.

Downloads

Publicado

2017-02-07