RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA: A INFLUÊNCIA DO CONSUMISMO NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar as reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas durante o estágio supervisionado em Língua Inglesa I do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas. Como referencial teórico, utilizamos as teorizações dos letramentos críticos, entendendo que o papel da língua inglesa na educação básica vai além da função comunicativa e visa a formação para a cidadania crítica (EDMUNDO, 2013; SILVESTRE, 2015). As ações pedagógicas foram realizadas em uma escola da rede pública em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, partindo do tema “Who am I?: problematizando noções de identidade e de estereotipização”. Desse maneira, trabalhamos modos de influência do senso comum na constituição da identidade, refletindo sobre a relevância disso, problematizando os rótulos impostos pela sociedade. Como produto final do projeto, foi produzido um vídeo em inglês, com os alunos, relacionado ao tema proposto. Como instrumento de pesquisa utilizamos questionários, reflexões sobre a ação e os planejamentos elaborados. Os dados deste estudo sugerem que as ações pedagógicas executadas provocaram reflexões significativas tanto nos alunos da escola campo quanto nos estagiários.Palavras-chave: Letramentos críticos. Ensino de Língua Inglesa. Identidade.
Downloads
Publicado
2017-02-07
Edição
Seção
Artigos