APRENDENDO VALORES HUMANOS E ÉTICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente trabalho relata experiências e reflexões sobre o estágio supervisionado I, do 3º ano de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas. Foi desenvolvido o projeto “Aprendendo valores humanos e éticos na escola” em uma turma de 7º ano de uma Escola Pública de Inhumas – GO. Planejamos as aulas de forma colaborativa, com ênfase na leitura e produção de texto do gênero carta de leitor. Utilizamos como procedimento didático estratégias de leitura, fundamentados em OLIVEIRA (2010) para o qual aprender e ensinar depende da maneira como concebemos o ensino e a aprendizagem e em BRITO (2003), segundo a qual não devemos trabalhar apenas com estudo de códigos linguísticos, mas também com suas funções sociais, e comunicativas. Assim, procuramos estabelecer a relação entre a temática, as cartas e o cotidiano dos alunos, para perceberem como esse gênero está presente no contexto social. Então, estimulamos o gosto pela leitura de reportagens para escreverem, opinando sobre determinado assunto. Isso foi importante para que o aluno se sentisse motivado nas aulas e participasse das atividades de leitura, produção de texto oral e escrito. O projeto visou a instigar os alunos à leitura e à reflexão sobre a importância do respeito pelo outro por meio de textos do gênero carta de leitor. Consideramos que, ao final do estágio, houve crescimento e aprendizagem tanto dos alunos, quanto dos professores estagiários. Aprendemos muito com os alunos, foi muito proveitoso para nossa carreira de futuros professores, já mostrando como vamos lidar com essas situações quando estivermos em uma sala de aula..
Palavras-chave: Carta do leitor. Leitura. Aprendizagem.
Downloads
Publicado
2017-02-07
Edição
Seção
Artigos