VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA E COMBATE AO RACISMO EM DISCUSSÃO NA ESCOLA COM O GÊNERO RESENHA

Autores

  • Ludmilla Souza Câmpus Inhumas, Universidade Estadual de Goiás
  • Nilza Amaro Pinheiro
  • Elane Cristina Cardoso
  • Maria Margarete Pozzobon

Resumo

O presente relato visa refletir acerca das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I do Curso de Letras-Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Inhumas. O projeto teve como foco discutir acerca da temática de combate ao racismo, dando ênfase às atividades de leitura e produção de texto, utilizando o gênero Resenha crítica, para uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental I. Partiu-se da problemática que os alunos apresentam algumas dificuldades de leitura e escrita. É de suma importância mencionar as metodologias, as práticas adquiridas pelo Estágio Supervisionado e o desenvolvimento de nossas aulas no período de regência. Conclui – se que no decorrer das aulas de regência nossa turma desenvolveu bastante no processo de leitura, escrita e participação dos mesmos nas aulas, trabalhamos a interação baseadas no ensino crítico concluímos, também que a nossa atividade teve ponto positivo, ou seja, a regência foi uma oportunidade para entender, compreender e analisar a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula. A partir das aulas construímos um conhecimento de forma colaborativa entre nos acadêmicos/as foi um momento pelo o qual tivemos um desenvolvimento tanto profissional quanto acadêmico, uma reflexão do ato pedagógica e troca de saberes através do meio escolar e também através da observação e prática em sala de aula.

Palavras-chaves: Racismo. Resenha. Estágio Supervisionado.

 

Downloads

Publicado

2017-02-07