A “LEI DA REPETIÇÃO”: UMA ABORDAGEM SOBRE A INFÂNCIA, A EDUCAÇÃO E A MODERNIDADE EM WALTER BENJAMIN.
Palavras-chave:
Infância. Educação. Imaginário. Modernidade.Resumo
O presente estudo realizado sobre a obra do filósofo Walter Benjamin investiga a relação da criança com os adultos e com os objetos, do professor com o aluno, bem como a capacidade da imaginação infantil em subverter a realidade e criar situações que fogem da lógica adulta. Nosso objetivo é compreender como a modernidade interfere na infância e na educação, além de identificar a influência dos estudos sobre a criança do psicanalista Sigmund Freud na obra benjaminiana. A conclusão deste trabalho evidenciou que essas questões remetem à força que a ideologia capitalista exerce sobre o mundo moderno, o que ocasiona a perda da experiência que atinge os adultos, a educação e a sociedade, cujos padrões de percepção do mundo são baseados em uma lógica restrita. A criança, ao contrário do adulto, encontra prazer na repetição e seu imaginário ainda não está totalmente domesticado pela cultura capitalista.Downloads
Publicado
2013-01-16