HISTÓRIA REGIONAL E DOCÊNCIA EM HISTÓRIA: POSSIBILIDADES MEDIADAS PELO MEMORIAL SERRA DA MESA
Palavras-chave:
História. Memória. Ensino.Resumo
Pensar a escola como espaço de produção do saber e não apenas de reprodução de um saber acadêmico, ou transposição desse saber, significa problematizar o papel do professor enquanto facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Tem-se como pressuposto, nesse caso, que o professor não ensina somente; que a relação dialógica com que caracteriza o seu fazer docente decorre do respeito e do compromisso com o processo de autonomia do aluno, o que implica respeito por tudo que o sujeito e o seu contexto representam. Nesse sentido, pensando a disciplina de história no âmbito de uma escola que entende a sua função social, o presente trabalho constitui-se em uma reflexão sobre alguns aspectos da formação e da identidade docente do professor de história e, sobretudo no caso dos docentes em história do Norte de Goiás, as perspectivas, no âmbito das licenciaturas e da docência, aventadas pela parceria com o Memorial Serra da Mesa.