A CONTRIBUIÇÃO DA FOTOGRAFIA COMO FONTE HISTORIOGAFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Aparecida Maria Maria Ferreira Candido Acadêmica do curso de História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jussara e Bolsista do PIBID

Palavras-chave:

Fotografia. Documento. História.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar um novo olhar no ensino de história que é o de trabalhar com o auxilio de imagens e fotografias o que contribui para o melhor entendimento das noções e conceitos históricos, pois desperta a curiosidade dos alunos. O método trabalhado é o de analise de imagens, analisando, junto às imagens, os aspectos e contexto de uma determinada sociedade em um determinado momento da história.  O surgimento  da Escola dos  Annales,  criada pelos  historiadores  franceses Lucien Febvre e Marc Bloch no século XX,  rompe com as idéias positivistas. Os positivistas trabalhavam com a ideia de que somente os documentos oficiais poderiam ser utilizados como fonte de pesquisa. Após pesquisas que buscavam uma forma de fixação da imagem, vários pesquisadores e métodos foram utilizados até o surgimento definitivo da fotografia que surge, também, como fonte de pesquisa, no século XIX. Esta nova forma de registrar a realidade e ser utilizada, posteriormente, como fonte de pesquisa,  contribuiu  de forma importante na escrita da  história. Desta  forma, cada imagem ou fotografia demonstra uma metodologia de pesquisa e, assim, contribui para um novo olhar do passado com o objetivo de reconstruir a história. Outro elemento de destaque nesse método de pesquisa é o papel do fotógrafo, isso por ser fundamental ser levado em consideração o que o mesmo queria destacar com o registro fotográfico, ou seja: quais os aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos estariam sendo registrados pelo fotografo no momento. Com os resultados encontrados nesse trabalho desenvolvido pôde-se observar que os alunos, a partir da utilização de imagens, passam a ter uma visão mais ampla e abrangente não só do momento histórico em si, mas como também de uma série de outros aspectos importantes de uma determinada sociedade em um determinado momento de sua história.

Biografia do Autor

  • Aparecida Maria Maria Ferreira Candido, Acadêmica do curso de História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jussara e Bolsista do PIBID

     

                            AS CRUZADAS

       Hilário Franco Junior

    As curzadas foram designações proposta pela Igreja católica de Roma que prôpos a retomada do território da Palestina e Jerusalém, que é a "Terra Santa", que estavam sob o julgo dos mulcumanos, estes de acordo com a Igreja estavam maltratando os irmãos cristãos que viviam neste local.

    Através do discurso proferido os ouvintes se colocaram como designados para o auxilio dos cristãos do oriente,não sabendo eles que a real intenção da Igreja estava, escondida. Nesse interim com a disposição feudal da primogenitura, onde só o primeiro filho herda seus bens, os outros irmãos ficavam a disposição  destes para trabalhar ou seriam cléricos em alguma Igreja.

    Isso fez com que aumentasse a proporção  de distribuição dos ens da Igreja, logo a saída encontrada foi á realização das Cruzadas para um desafogar do escoamento dos recursos da Madre Igreja.

    A principal formulação que pode se coloca junto as Cruzadas é a capacidade com que as pessoasrealmente acreditavam em uma propensa bondade da Igreja, não percebiam a jogada que se colocava por trás da mgnifica ideia de salvação do povo e do territorio, dito Santo, colocando o próprio Deus como agente negociador, a sua supremacia. 

    Ana Paula de Oliveira, Aparecida Maria Ferreira Candido, Fabio Neres, Wanderson Claudio.

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Publicado

2014-02-03

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