A INFLUÊNCIA DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO IF GOIANO – CÂMPUS IPORÁ
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar as influências das experiências religiosas dos estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal Goiano – Câmpus Iporá, no curso do ano 2013, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas biologia, física, filosofia e sociologia. Essa análise teve como base teórica as obras As Formas Elementares da Vida Religiosa de Émile Durkheim, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo de Max Weber, Ciência e Política – duas vocações também de Max Weber. No plano metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa utilizando-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com aplicação de questionários e entrevistas, além da observação participante. A análise dos dados coletados tem como meta uma interpretação das influências das referidas experiências no contexto ensino-aprendizagem. Na primeira etapa da coleta de dados foram entrevistados vinte e quatro discentes, classificados com a numeração 1 a 24 e selecionados aleatoriamente, na média de três alunos por turma. Esses discentes responderam a um questionário constituído por seis perguntas direcionadas para o tema da pesquisa. Os dados, ainda parciais, revelam que 80% dos entrevistados não encontram nenhuma relação entre sua experiência religiosa e seu rendimento nas aulas de filosofia, biologia, física e sociologia. Esse mesmo percentual concorda, no entanto, que a religião é inimiga da ciência. Esses dados apontam para uma realidade em que os estudantes, em sua maioria, estudam para cumprir uma exigência social e não percebem a relação das disciplinas estudadas com a vida que vivem.
Palavras-chave: Educação, Religião, Sociedade, Ciência, Filosofia.