UMA GEOGRAFIA DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR - TERRITÓRIO, ESPAÇO E RACISMO “A BRASILEIRA”

Autores

  • Leandro Farias Vaz UEG/UnUCSEH
  • Nádia Maria Farias Vaz UEG/UnUCSEH

Palavras-chave:

ação afirmativa, racismo, ensino Superior.

Resumo

A ação afirmativa tem como propósito reparar danos historicamente ocasionados às classes e grupos oprimidos. Enfatizado pelo passado histórico de discriminação e exclusão gerada pelo regime da escravidão no Brasil e, conseqüente, o racismo instituído por meio deste processo, faz-se necessário a execução de medidas que compensem as mazelas sociais perpetuadas por estas questões, tendo como exemplo, a discriminação racial e a negação histórica dos direitos mínimos à cidadania (educação, identidade cultural, vida política, consumo, direitos sociais).A implantação, execução e aceitação das ações afirmativas voltadas às políticas de cotas podem se embasar nestas contradições para justificar ou não suas medidas. O caráter de tais políticas, no entanto, se distingue de uma instituição à outra, pois levam, em conta as características individuais de cada lugar. Neste sentido, a análise de tais ações carece de estudos dirigidos a cada instituição.

Biografia do Autor

  • Leandro Farias Vaz, UEG/UnUCSEH
    Professor da Universidade Estadual de Goiás, UnU-Minaçu. Pós - graduação lato senso em Metodologia do Ensino Superior UEG, UnUCSEH – Anápolis. Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – IESA.
  • Nádia Maria Farias Vaz, UEG/UnUCSEH
    Professora da Universidade Estadual de Goiás, UnUCSEH – Anápolis, professora da Faculdade Anhanguera, Unidade de Anápolis; Professora da Faculdade Metropolitana de Anápolis; mestre em Educação – UnB.

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Publicado

2012-01-25

Edição

Seção

Artigos