ANÁLISE DO USO E DA COBERTURA DO SOLO COMO SUBSÍDIO PARA A COMPREENSÃO DAS INUNDAÇÕES URBANAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DOS CESÁRIOS EM ANÁPOLIS (GO)
Autores
Éder Ribeiro Santos
Kesia Rodrigues dos Santos
Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (UEG/UnUCSEH)
Palavras-chave:
Uso e cobertura do solo. Inundações. Bacia hidrográfica
Resumo
O presente trabalho versa sobre o estudo realizado na bacia hidrográfica do córrego dos Cesários em Anápolis (GO) no que tange o uso e a cobertura do solo com o objetivo de se compreender as causas das inundações urbanas. Para isso, foram definidos níveis de uso e cobertura do solo (área urbana consolidada, área urbana em consolidação, área militar, solo exposto, chácaras urbanas e vegetação remanescente) que apresentaram desde a supressão da cobertura vegetal a um elevado grau de impermeabilização do solo na maior parte da bacia, fatores estes responsáveis pela potencialização das inundações urbanas.
Biografia do Autor
Éder Ribeiro Santos
Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É pesquisador na área da Geomorfologia Urbana, Cartografia e no ensino da Geografia.
Kesia Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (UEG/UnUCSEH)
Professora,Mestre, Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Ciências Sócio Econômicas e Humanas (UEG/UnUCSEH), orientadora responsável pelo projeto de iniciação científica “Zoneamento de áreas de risco às inundações em bacias hidrográficas urbanas aplicado a bacia do córrego Cesários em Anápolis (GO)” do qual este se integra.