PRATICA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA (PNE): ESCOLA RURAL FRANCISCA MARIANA LUIZ EM CAMPO ALEGRE DE GOIÁS (GO)

Autores

  • Iara Martins Costa Alves Alves UFG/CAC

Palavras-chave:

Escola Rural, Educação Ambiental, Campo Alegre de Goiás (GO)

Resumo

RESUMO A relação do ser humano com a natureza efetiva-se através de um contínuo e dinâmico processo, cuja principal característica tem sido a apropriação do homem de forma indiscriminada e utilitarista dos recursos disponíveis na natureza, caracterizando o atual modelo civilizatório urbano-industrial, que desenvolve valores individualistas e consumistas na sociedade. O avanço industrial numa sociedade tecnológica gera o progresso de alguns cidadãos em decorrência da pobreza crescente de uma significativa parcela social, historicamente excluída, é que a questão ambiental enfrenta grandes desafios em nosso país, pois a crise ambiental é apenas a ponta do “iceberg” de uma crise maior. Dessa forma, o problema levantado da pesquisa refere-se na interação escola/comunidade através das metodologias da Escola Ativa, utilizadas na pratica educativa sobre as questões ambientais. A pesquisa se justifica em função de muitos professores se dizerem defensores do meio ambiente, no entanto suas ações não mostram isso, pois pouco ainda fazem para enfrentar os problemas ambientais de sua comunidade. Nesse contexto, este trabalho trata-se de uma pesquisa de Mestrado, em fase inicial, na Escola Francisca Mariana Luiz, situada na zona rural dentro da Comunidade do Projeto Paineiras, município de Campo Alegre de Goiás (GO). A escola trabalha de forma diferenciada com a metodologia do Programa Escola Ativa, com classes multisseriadas onde o aluno tem acesso ao conhecimento prático, aprendizagem cooperativa e aplicação de seus conhecimentos no meio em que vive. Esta pesquisa visa analisar as metodologias da Escola Ativa proposta pela Educação do Campo, nas praticas educativas ambientais da referida escola.

Biografia do Autor

  • Iara Martins Costa Alves Alves, UFG/CAC

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Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

Artigos