UTILIZAÇÃO DO ALGORITMO PAGERANK PARA OBTENÇÃO DE QUALIDADE NO RANQUEAMENTO DE PÁGINAS WEB
Palavras-chave:
Algoritmo, Google, Links, PageRank, Ranqueamento.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma métrica utilizada pelo Google dentro do seu algoritmo conhecida como PageRank (PR). A métrica foi criada a partir da necessidade de uma nova forma de busca, sendo utilizada para posicionar sites ou páginas entre os resultados, aprimorando a ideia do Altavista passando a levar em conta outros fatores, além da quantidade, evitando ao máximo a manipulação de resultados. O algoritmo baseia-se principalmente na contagem de links que apontam para determinada página na internet, aplicando a ponderação de pesos, evitando que mecanismos mal intencionados possam burlar o motor de busca. O PageRank determina o valor da página pelo número e pela qualidade dos links que apontam para cada página. Procurou-se determinar nesse estudo os fatores que influenciam na medição de qualidade de uma página. A pesquisa bibliográfica compreendeu estudos do algoritmo PageRank, através da aplicação de autovalores e autovetores e cadeias de Markov, prosseguindo com uma simulação utilizando sites para cálculo do PR, mostrando os resultados obtidos. Como resultado concluiu-se que a otimização de sites advém não somente do maior número de backlinks de sites externos, mas de outros fatores como popularidade, assim esses fatores podem contribuir para que os sites apareçam na primeira página do Google, o mais próximo possível dos primeiros lugares nos resultados de busca.