PERSONALIZAÇÃO DIDÁTICA EM SISTEMA TUTOR INTELIGENTE CONEXIONISTA
Palavras-chave:
Sistema Tutor Inteligente, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Inteligência Artificial.Resumo
A personalização do processo de aprendizagem conta com apoio dos Sistemas Tutores Inteligentes Conexionistas (STI) como tecnologia educacional integrada aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Nesses ambientes a baixa sincronia entre os agentes do processo educacional formado pela tríade (tutor, conteúdo e estudante) é um fator que pode prejudicar a aprendizagem e abstração do conhecimento. Dessa forma, estratégias docentes de ensino, são acopladas aos sistemas tutores buscando a personalização do ensino mais próxima ao perfil individual dos estudantes. Tal propósito foi possível alcançar por meio de estudos científicos e aplicação das técnicas computacionais de Inteligência Artificial ao desenvolvimento de STI. Este artigo contextualiza o processo educacional em ambientes virtuais, assim como a aplicação da organização de conteúdos didáticos multiníveis. Foi realizado nesta pesquisa por meio do estudo de um modelo formal de STI, o desenvolvimento de códigos para modelagem de dados, sendo possível a obtenção de trajetórias didáticas de estudantes do ensino superior personalizadas pelo mecanismo inteligente de tutoria. O resultado da observação aleatória e análise das trajetórias didáticas tanto no estudo personalizado (navegação guiada), quanto no livre (sem intervenção do sistema) apresentaram elementos importantes no desenvolvimento dessa modalidade de sistemas.